00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13033
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas: concepções práticas dos professores de geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titara
Autor(es): Botelho, Gisleide Santos Martins
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Marisco, Luciane Maranha de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Joaquim Alexandre Moreira
Resumo: As Metodologias Ativas possibilitam o desenvolvimento da autonomia e da curiosidade dos estudantes, fazendo com que o aluno assuma um papel central, crítico e reflexivo no processo de ensino-aprendizagem ao valorizar seu protagonismo por meio de suas atitudes. Assim, o presente trabalho tem como tema as Metodologias Ativas: concepções e práticas no Ensino da Geografia no Ensino Médio de Escola Estadual José Correia da Silva Titara, localizada em Marechal Deodoro-AL. Nele o objetivo principal é identificar os conhecimentos e a compreensão dos professores de Geografia da escola citada, em relação às metodologias ativas e à sua utilização pelos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada para a discussão e avaliação do tema foi uma pesquisa de caráter qualitativo. Essa busca foi baseada numa revisão bibliográfica inicial. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário que foi aplicado aos professores de Geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. Os resultados demostram, entre outros, que os professores inquiridos conhecem as metodologias ativas, bem como as utilizam em suas aulas.
Abstract: Active Methodologies make it possible to develop students' autonomy and curiosity, allowing students to take on a central, critical and reflective role in the teaching-learning process by valuing their protagonism through their attitudes. Thus, the theme of this work is Active Methodologies: conceptions and practices in the teaching of Geography in High School at the José Correia da Silva Titara State School, located in Marechal Deodoro-AL. The main objective is to identify the knowledge and understanding of the Geography teachers at the aforementioned school in relation to active methodologies and their use by students in the classroom. The methodology used to discuss and evaluate the topic was qualitative research. This search was based on an initial bibliographical review. A questionnaire was used as a collection tool and was applied to the Geography teachers at the José Correia da Silva Titara State School. The results show, among other things, that the teachers surveyed are familiar with active methodologies and use them in their classes.
Palavras-chave: Metodologias ativas de ensino
Geografia - Estudo e ensino
Geografia (Ensino médio)
Active Teaching Methodologies
Geography - Study and teaching
Geography (High School)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: BOTELHO, Gisleide Santos Martins. Metodologias ativas: concepções práticas dos professores de geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13033
Data do documento: 4-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.