00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Marisco, Luciane Maranha de Oliveira-
dc.contributor.referee2Azevedo, Joaquim Alexandre Moreira-
dc.creatorBotelho, Gisleide Santos Martins-
dc.date.accessioned2024-02-15T18:05:44Z-
dc.date.available2023-12-29-
dc.date.available2024-02-15T18:05:44Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.citationBOTELHO, Gisleide Santos Martins. Metodologias ativas: concepções práticas dos professores de geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13033-
dc.description.abstractActive Methodologies make it possible to develop students' autonomy and curiosity, allowing students to take on a central, critical and reflective role in the teaching-learning process by valuing their protagonism through their attitudes. Thus, the theme of this work is Active Methodologies: conceptions and practices in the teaching of Geography in High School at the José Correia da Silva Titara State School, located in Marechal Deodoro-AL. The main objective is to identify the knowledge and understanding of the Geography teachers at the aforementioned school in relation to active methodologies and their use by students in the classroom. The methodology used to discuss and evaluate the topic was qualitative research. This search was based on an initial bibliographical review. A questionnaire was used as a collection tool and was applied to the Geography teachers at the José Correia da Silva Titara State School. The results show, among other things, that the teachers surveyed are familiar with active methodologies and use them in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectActive Teaching Methodologiespt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeography (High School)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleMetodologias ativas: concepções práticas dos professores de geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titarapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs Metodologias Ativas possibilitam o desenvolvimento da autonomia e da curiosidade dos estudantes, fazendo com que o aluno assuma um papel central, crítico e reflexivo no processo de ensino-aprendizagem ao valorizar seu protagonismo por meio de suas atitudes. Assim, o presente trabalho tem como tema as Metodologias Ativas: concepções e práticas no Ensino da Geografia no Ensino Médio de Escola Estadual José Correia da Silva Titara, localizada em Marechal Deodoro-AL. Nele o objetivo principal é identificar os conhecimentos e a compreensão dos professores de Geografia da escola citada, em relação às metodologias ativas e à sua utilização pelos alunos em sala de aula. A metodologia utilizada para a discussão e avaliação do tema foi uma pesquisa de caráter qualitativo. Essa busca foi baseada numa revisão bibliográfica inicial. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário que foi aplicado aos professores de Geografia da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. Os resultados demostram, entre outros, que os professores inquiridos conhecem as metodologias ativas, bem como as utilizam em suas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.