00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Feijó, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2527600073071110pt_BR
dc.contributor.referee1Bodart, Cristiano das Neves-
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.creatorSilva, Maria Mayra Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9921476018035452pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T19:12:30Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2023-12-22T19:12:30Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Mayra Gomes da. A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871-
dc.description.abstractThe present work intends to present the experience obtained with the didactic game in Sociology classes in High School. The didactic game Face-to-face with Anthropology is a resource that allows recognizing anthropological concepts and perspectives: concepts of culture, social structure and functionalism, referring to British anthropologists Malinowski and Radcliffe-Brown, and the comparative method constituted by anthropologists Frenchmen Lévi-Strauss and Marcel Mauss. An experimental method was used in the applied methodologies: The first, divided into two moments: with the experience of a dialogued class, with reflections about the content and the second moment with the use of the game. The second methodology, with the experience of a dialogued class, with reflections on the same content, however, with the use of a Learning Exercise. Thus, observe the performance of students in both methodologies between, the didactic game and the Learning Exercise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectCara-a-cara (Jogo didático)pt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectSociologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectFace-to-face (Didactic game)pt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectSociology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleA experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologiapt_BR
dc.title.alternativeThe experience of didactic game: face-to-face with anthropologypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar a experiência obtida com o jogo didático nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O jogo didático Cara-a-cara com a Antropologia, é um recurso que permite reconhecer os conceitos e perspectivas antropológicas: conceitos de cultura, estrutura social e funcionalismo, referentes aos antropólogos britânicos Malinowski e RadcliffeBrown, e o método comparativo constituído pelos antropólogos franceses LéviStrauss e Marcel Mauss. Foi utilizado um método experimental nas metodologias aplicadas: A primeira, dividida em dois momentos: com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões acerca do conteúdo e o segundo momento com a utilização do jogo. A segunda metodologia, com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões do mesmo conteúdo, porém, com a utilização de um Exercício de Aprendizagem. Assim, observar o desempenho dos alunos em ambas as metodologias entre, o jogo didático e o Exercício de Aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A experiência do jogo didático_cara-a-cara com a antropologia.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.