Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Feijó, Fernanda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2527600073071110 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bodart, Cristiano das Neves | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da | - |
dc.creator | Silva, Maria Mayra Gomes da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9921476018035452 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T19:12:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11 | - |
dc.date.available | 2023-12-22T19:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Mayra Gomes da. A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871 | - |
dc.description.abstract | The present work intends to present the experience obtained with the didactic game in Sociology classes in High School. The didactic game Face-to-face with Anthropology is a resource that allows recognizing anthropological concepts and perspectives: concepts of culture, social structure and functionalism, referring to British anthropologists Malinowski and Radcliffe-Brown, and the comparative method constituted by anthropologists Frenchmen Lévi-Strauss and Marcel Mauss. An experimental method was used in the applied methodologies: The first, divided into two moments: with the experience of a dialogued class, with reflections about the content and the second moment with the use of the game. The second methodology, with the experience of a dialogued class, with reflections on the same content, however, with the use of a Learning Exercise. Thus, observe the performance of students in both methodologies between, the didactic game and the Learning Exercise. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Cara-a-cara (Jogo didático) | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Sociologia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Face-to-face (Didactic game) | pt_BR |
dc.subject | Playful | pt_BR |
dc.subject | Sociology - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia | pt_BR |
dc.title.alternative | The experience of didactic game: face-to-face with anthropology | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende apresentar a experiência obtida com o jogo didático nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O jogo didático Cara-a-cara com a Antropologia, é um recurso que permite reconhecer os conceitos e perspectivas antropológicas: conceitos de cultura, estrutura social e funcionalismo, referentes aos antropólogos britânicos Malinowski e RadcliffeBrown, e o método comparativo constituído pelos antropólogos franceses LéviStrauss e Marcel Mauss. Foi utilizado um método experimental nas metodologias aplicadas: A primeira, dividida em dois momentos: com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões acerca do conteúdo e o segundo momento com a utilização do jogo. A segunda metodologia, com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões do mesmo conteúdo, porém, com a utilização de um Exercício de Aprendizagem. Assim, observar o desempenho dos alunos em ambas as metodologias entre, o jogo didático e o Exercício de Aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A experiência do jogo didático_cara-a-cara com a antropologia.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.