Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia | 
| Título(s) alternativo(s): | The experience of didactic game: face-to-face with anthropology | 
| Autor(es): | Silva, Maria Mayra Gomes da | 
| Primeiro Orientador: | Feijó, Fernanda | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Bodart, Cristiano das Neves | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da | 
| Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar a experiência obtida com o jogo didático nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. O jogo didático Cara-a-cara com a Antropologia, é um recurso que permite reconhecer os conceitos e perspectivas antropológicas: conceitos de cultura, estrutura social e funcionalismo, referentes aos antropólogos britânicos Malinowski e RadcliffeBrown, e o método comparativo constituído pelos antropólogos franceses LéviStrauss e Marcel Mauss. Foi utilizado um método experimental nas metodologias aplicadas: A primeira, dividida em dois momentos: com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões acerca do conteúdo e o segundo momento com a utilização do jogo. A segunda metodologia, com a experiência de uma aula dialogada, com reflexões do mesmo conteúdo, porém, com a utilização de um Exercício de Aprendizagem. Assim, observar o desempenho dos alunos em ambas as metodologias entre, o jogo didático e o Exercício de Aprendizagem. | 
| Abstract: | The present work intends to present the experience obtained with the didactic game in Sociology classes in High School. The didactic game Face-to-face with Anthropology is a resource that allows recognizing anthropological concepts and perspectives: concepts of culture, social structure and functionalism, referring to British anthropologists Malinowski and Radcliffe-Brown, and the comparative method constituted by anthropologists Frenchmen Lévi-Strauss and Marcel Mauss. An experimental method was used in the applied methodologies: The first, divided into two moments: with the experience of a dialogued class, with reflections about the content and the second moment with the use of the game. The second methodology, with the experience of a dialogued class, with reflections on the same content, however, with the use of a Learning Exercise. Thus, observe the performance of students in both methodologies between, the didactic game and the Learning Exercise. | 
| Palavras-chave: | Jogos didáticos Cara-a-cara (Jogo didático) Lúdico Sociologia – Estudo e ensino Metodologia Educational games Face-to-face (Didactic game) Playful Sociology - Study and teaching Methodology | 
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Maria Mayra Gomes da. A experiência do jogo didático: cara-a-cara com a antropologia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12871 | 
| Data do documento: | 10-jul-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A experiência do jogo didático_cara-a-cara com a antropologia.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

