00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcolino, Suzana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235351112811483pt_BR
dc.contributor.referee1Aderne, Aline da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404963120157104pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Viviane dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5663438666296365pt_BR
dc.creatorOmena, Adriana Maria de Souza-
dc.creatorMarques, Marcela Pessôa-
dc.date.accessioned2023-12-21T20:33:08Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2023-12-21T20:33:08Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationOMENA, Adriana Maria de Souza, MARQUES, Marcela Pessôa. A literatura infantil e o protagonismo das crianças: uma experiência de estágio na educação infantil. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12862-
dc.description.abstractThe present work consists of a study on the importance of children's literature in the child's development as a protagonist, active and autonomous subject, capable of understanding and transforming the world in which he is inserted. For a long time, the child was seen only as an assimilator, but never as a producer of his own history. In this sense, based on the perspective of the sociology of childhood, scholars define to consider these powerful and active beings, capable of going beyond what is presented to them, tracing a new history with the due recognition of protagonist. From this perspective, the objective of this study is to understand how the experience of reading and dramatization explored during the stage of early childhood education, contributed to the protagonism of children. The data were produced at the Monsenhor Luiz Barbosa Municipal Center for Early Childhood Education, based on internship experiences developed with children in the age group called Maternal II B (03 and 04 years old). Through photographs and written records, we weave discussions and analyzes that showed the playful moments shared from the enchanted universe of children's literature, in which children had the opportunity to participate as the protagonist of the whole process, experiencing the imaginary and projecting stunning looks before of this enchanted world in which they are the main authors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectChildren’s literaturept_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleA literatura infantil e o protagonismo das crianças: uma experiência de estágio na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe children’s literature and the protagonism of children: an experience of internship in Child Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo sobre a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança como protagonista, sujeito ativo e autônomo, capaz de compreender e transformar o mundo que ela está inserida. Por muito tempo a criança era vista apenas como assimiladora, mas, nunca como produtora de sua própria história. Nesse sentido, apoiando-se na perspectiva da sociologia da infância, estudiosos começaram a considerar esses seres potentes e atuantes, capazes de ir além do que lhes é apresentado, trançando uma nova história com o devido reconhecimento de protagonista. Partindo dessa ótica, o objetivo deste estudo é compreender como as experiências de leitura e dramatização realizadas durante o estágio de educação infantil, contribuíram para o protagonismo das crianças. Os dados foram produzidos noCentro Municipal de Educação Infantil Monsenhor Luiz Barbosa, a partir das experiências de estágio desenvolvidas com as crianças do agrupamento etário denominado Maternal II B (03 e 04 anos de idade). Por meio de fotografias e registros escritos tecemos discussões e análises que evidenciaram os momentos lúdicos compartilhados a partir do universo encantado da literatura infantil, em que as crianças tiveram a oportunidade de participar como protagonista de todo o processo, vivenciando o imaginário e projetando olhares deslumbrantes diante desse mundo encantado no qual elas são os autores principais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A literatura nfantil e o protagonismo das crianças uma experiência de estágio na educação infantil.pdf849.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.