00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Wagner-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3733325749139692pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Amilton Gláucio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670703056108947pt_BR
dc.creatorSantana, Rafaella de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4233389622857846pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T13:50:44Z-
dc.date.available2023-11-15-
dc.date.available2023-12-15T13:50:44Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSANTANA, Rafaella de Oliveira. Estruturação da comunicação interna na empresa de varejo (Maceió-AL): o caso da Carajás. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12782-
dc.description.abstractCommunication is something resulting from the existence and manifestation of a company's sociotechnical processes. Throughout the research, an attempt was made to answer the following question: what is the importance of the communication tools used by the company to ensure the effectiveness of services in the organizational routine? The general objective was to analyze the impact of the implementation of internal communication tools in the company Carajás (Maceió - AL) as a means of innovation. And the specific objectives, verify the main recurring difficulties in the use of Technologies among employees; compare the activities before and after the implementation, in order to understand the main divergences and present the importance of internal marketing actions for the main difficulties encountered. The research methodology frames the entire process related to the internal communication process of the company Carajás Home Center, located in Maceió - AL, with a case study as analysis. Finally, it was concluded that the activities before and after the implementation, in the scope prior to 2018, when there were no structured internal communication tools, it was observed that the activities were carried out without proper standardization and that they did not meet the company's need to reach the target audience, which in this case were employees.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectLojas de varejo - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectRetail stores - Maceió (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleEstruturação da comunicação interna na empresa de varejo (Maceió-AL): o caso da Carajáspt_BR
dc.title.alternativeStructuring internal communication in the retail company in (Maceió-AL): the Carajás casept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA comunicação é algo resultante da existência e manifestação dos processos sociotécnicos de uma empresa. Buscou-se ao longo da pesquisa responder a seguinte indagação: qual a importância das ferramentas de comunicação utilizadas pela empresa para assegurar eficácia dos serviços no cotidiano organizacional? O objetivo geral foi de analisar o impacto da implantação de ferramentas de comunicação interna na empresa Carajás (Maceió – AL) como intuito de inovação. E os objetivos específicos, verificar as principais dificuldades recorrentes no uso das Tecnologias entre os funcionários; comparar as atividades antes e depois da implantação, a fim de entender as principais divergências e apresentar a importância das ações de endomarketing para as principais dificuldades encontradas. A metodologia da pesquisa enquadra todo processo relacionado ao processo de comunicação interna da empresa Carajás Home Center, localizada em Maceió – AL, tendo como análise realizada um estudo de caso. Por fim, concluiu-se que as atividades antes e depois da implantação, no âmbito anterior a 2018, quando não havia ferramentas de comunicação internas estruturadas, observou que as atividades eram realizadas sem padronização devida e que não atendiam a necessidade da empresa do alcance do público-alvo, que neste caso, eram os funcionários.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estruturação da comunicação interna na empresa de varejo (Maceió-AL): o caso da Carajás.pdf924.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.