00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia
Autor(es): Sirqueira Filho, Adel Tenório de
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Nicácio, Saulo Verçosa
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: A Cultura Digital tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade, de forma que se readapta ao cenário tecnológico e tem uma infinidade de recursos digitais para facilitar esta evolução continua. Sendo a a educação parte deste complexo contexto virtual, onde as interações podem ser consideradas essenciais para a construção da aprendizagem colaborativa. Visto que a Educação Digital é um assunto fundamental no mundo contemporâneo, onde os professores foram inseridos a modalidade do ensino remoto emergencial devido as complicações geradas através da pandemia COVID-19, a importância de investigar e compreender esta realidade torna-se necessária. A pesquisa possui como objetivo: investigar os Modelos Pedagógicos propostos para os Ambientes Virtuais adotados e investigar como ocorrem as interações em Ambientes Virtuais no ensino básico no caso das disciplinas de Ciências e Biologia. Com a fundamentação teórica, foram apresentados os conceitos a respeito da Interação e da Educação Digital em conjunto aos seus Modelos Pedagógicos propostos. A pesquisa é qualitativa e utilizou da análise de conteúdo para avaliação dos resultados, o instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas e foi aplicado professores da rede pública e privada. As questões fechadas geraram gráficos com informações complementares a respeito dos professores entrevistados, enquanto as categorias geradas pela análise de conteúdo resultaram na discussão sobre as interações e como elas ocorriam em suas aulas.
Palavras-chave: Interação
Aprendizagem virtual
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SIRQUEIRA FILHO, Adel Tenório de. Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773
Data do documento: 24-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.