Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lilian Carmen Lima dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8090753549399751 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nicácio, Saulo Verçosa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3794004314434608 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.creator | Sirqueira Filho, Adel Tenório de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T17:23:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14 | - |
dc.date.available | 2023-12-14T17:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SIRQUEIRA FILHO, Adel Tenório de. Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A Cultura Digital tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade, de forma que se readapta ao cenário tecnológico e tem uma infinidade de recursos digitais para facilitar esta evolução continua. Sendo a a educação parte deste complexo contexto virtual, onde as interações podem ser consideradas essenciais para a construção da aprendizagem colaborativa. Visto que a Educação Digital é um assunto fundamental no mundo contemporâneo, onde os professores foram inseridos a modalidade do ensino remoto emergencial devido as complicações geradas através da pandemia COVID-19, a importância de investigar e compreender esta realidade torna-se necessária. A pesquisa possui como objetivo: investigar os Modelos Pedagógicos propostos para os Ambientes Virtuais adotados e investigar como ocorrem as interações em Ambientes Virtuais no ensino básico no caso das disciplinas de Ciências e Biologia. Com a fundamentação teórica, foram apresentados os conceitos a respeito da Interação e da Educação Digital em conjunto aos seus Modelos Pedagógicos propostos. A pesquisa é qualitativa e utilizou da análise de conteúdo para avaliação dos resultados, o instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas e foi aplicado professores da rede pública e privada. As questões fechadas geraram gráficos com informações complementares a respeito dos professores entrevistados, enquanto as categorias geradas pela análise de conteúdo resultaram na discussão sobre as interações e como elas ocorriam em suas aulas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia.pdf | 796.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.