00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.creatorSirqueira Filho, Adel Tenório de-
dc.date.accessioned2023-12-14T17:23:02Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-14T17:23:02Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationSIRQUEIRA FILHO, Adel Tenório de. Modelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12773-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem virtualpt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleModelos pedagógicos virtuais e as interações em ambientes virtuais na educação básica nas disciplinas de ciências e biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Cultura Digital tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade, de forma que se readapta ao cenário tecnológico e tem uma infinidade de recursos digitais para facilitar esta evolução continua. Sendo a a educação parte deste complexo contexto virtual, onde as interações podem ser consideradas essenciais para a construção da aprendizagem colaborativa. Visto que a Educação Digital é um assunto fundamental no mundo contemporâneo, onde os professores foram inseridos a modalidade do ensino remoto emergencial devido as complicações geradas através da pandemia COVID-19, a importância de investigar e compreender esta realidade torna-se necessária. A pesquisa possui como objetivo: investigar os Modelos Pedagógicos propostos para os Ambientes Virtuais adotados e investigar como ocorrem as interações em Ambientes Virtuais no ensino básico no caso das disciplinas de Ciências e Biologia. Com a fundamentação teórica, foram apresentados os conceitos a respeito da Interação e da Educação Digital em conjunto aos seus Modelos Pedagógicos propostos. A pesquisa é qualitativa e utilizou da análise de conteúdo para avaliação dos resultados, o instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões abertas e fechadas e foi aplicado professores da rede pública e privada. As questões fechadas geraram gráficos com informações complementares a respeito dos professores entrevistados, enquanto as categorias geradas pela análise de conteúdo resultaram na discussão sobre as interações e como elas ocorriam em suas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.