00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0976909346312188pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2292-8518pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.creatorSantos, Celiana Ana dos-
dc.creatorSilva, Thayná Virgínia da-
dc.date.accessioned2023-11-28T22:37:42Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2023-11-28T22:37:42Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Celiana Ana dos, SILVA, Thayná Virgínia da. Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam?. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Matriz do Camaragibe, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleInclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam?pt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion of children with disabilities in early child education: what does the research point out?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO processo de Inclusão Escolar na Educação Infantil tem sido incorporado ao ensino básico a mais de uma década e vem se apresentado como um grande desafio aos sistemas educacionais. Este trabalho refletiu sobre o cenário das pesquisas que retratam do processo de inclusão escolar na Educação Infantil nos últimos anos. A sua metodologia é fruto de uma pesquisa bibliométrica, de natureza quantitativa, realizada em dois periódicos nacionais, na Revista Brasileira de Educação Especial e na Revista de Educação Especial em meio ao período de recorte de 2015 a 2021. Para a concretização deste artigo, foi necessário realizar uma busca ampla envolvendo questões de revisão literárias sobre as especificidades, que possibilitou chegar aos resultados que foram detalhados no decorrer do trabalho. Como: a) região geográfica; b) tipos de pesquisa; c) etapa da educação infantil; d) sujeitos da pesquisa; e) marcadores sociais: diversidade, raça e indicadores socioeconômicos; f) tipos de deficiência; f) produtos, recursos, metodologias, estratégias; g); h) profissionais da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil - o que as pesquisas apontam.pdf479.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.