00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12620
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexão pedagógica sobre o processo de ensino, inclusão e desenvolvimento no Ensino médio e EJA na escola Batista Acioly
Título(s) alternativo(s): Pedagogical reflection on the process of teaching, inclusion and development in High school and EJA in school baptist
Autor(es): Melo, Manoel Bandeira de
Primeiro Orientador: Martins, Silvia Aguiar Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Luciana da Conceição Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ana Laura Loureiro
Resumo: Este trabalho tem como instrumento de reflexão pedagógica apresentar dados como foi concebido, realizado e acompanhado o processo de ensino e aprendizagem dentro da inclusão e desenvolvimento dos alunos na Escola Estadual Batista Accioli, atendendo ao ensino médio e EJA médio da primeira à terceira série. Nesse processo de foram exploradas e exercitadas metodologias que orientaram a construção de práticas dentro de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses de construção do conhecimento dentro do âmbito do exercício didático. Foi exercitado um esforço para o desenvolvimento do espírito crítico que proporcionou a capacidade e compreensão dos limites e aplicações das propostas do exercício didático. Assim, a proposta principal aqui desenvolvida é estabelecer uma descrição sobre o ensino exercitado dentro de um trabalho que se exerce no aprender a saber aplicar métodos didáticos dentro de informações e assim, questionando e selecionando conteúdos no campo das Ciências Sociais.
Abstract: This work has as an instrument of pedagogical reflection its main objective is to present data as it was conceived, carried out and followed the teaching-learning process within the inclusion and development of students at Escola Estadual Batista Accioly, attending high school and high school EJA of first to third series. In this teachinglearning process, methodologies were explored and exercised that guided the construction of practices within strategies of verification and proof of hypotheses of knowledge construction within the scope of the didactic exercise. An effort was made to develop the critical spirit that provided the capacity and understanding of the limits and applications of the didactic exercise proposals. Thus, the main proposal developed here is to establish a description of the teaching exercised within a job that is exercised in learning to know how to apply didactic methods within information and thus, questioning and selecting content in the field of Social Sciences.
Palavras-chave: Sociologia - Estudo e ensino
Sociologia (Ensino médio)
Práticas pedagógicas
Educação de jovens e adultos
Sociology - Study and teaching
Sociology (High school)
Pedagogical practices
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: MELO, Manoel Bandeira de. Reflexão pedagógica sobre o processo de ensino, inclusão e desenvolvimento no Ensino médio e EJA na escola Batista Acioly. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12620
Data do documento: 17-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.