Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12620
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexão pedagógica sobre o processo de ensino, inclusão e desenvolvimento no Ensino médio e EJA na escola Batista Acioly |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical reflection on the process of teaching, inclusion and development in High school and EJA in school baptist |
Autor(es): | Melo, Manoel Bandeira de |
Primeiro Orientador: | Martins, Silvia Aguiar Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Luciana da Conceição Farias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Ana Laura Loureiro |
Resumo: | Este trabalho tem como instrumento de reflexão pedagógica apresentar dados como foi concebido, realizado e acompanhado o processo de ensino e aprendizagem dentro da inclusão e desenvolvimento dos alunos na Escola Estadual Batista Accioli, atendendo ao ensino médio e EJA médio da primeira à terceira série. Nesse processo de foram exploradas e exercitadas metodologias que orientaram a construção de práticas dentro de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses de construção do conhecimento dentro do âmbito do exercício didático. Foi exercitado um esforço para o desenvolvimento do espírito crítico que proporcionou a capacidade e compreensão dos limites e aplicações das propostas do exercício didático. Assim, a proposta principal aqui desenvolvida é estabelecer uma descrição sobre o ensino exercitado dentro de um trabalho que se exerce no aprender a saber aplicar métodos didáticos dentro de informações e assim, questionando e selecionando conteúdos no campo das Ciências Sociais. |
Abstract: | This work has as an instrument of pedagogical reflection its main objective is to present data as it was conceived, carried out and followed the teaching-learning process within the inclusion and development of students at Escola Estadual Batista Accioly, attending high school and high school EJA of first to third series. In this teachinglearning process, methodologies were explored and exercised that guided the construction of practices within strategies of verification and proof of hypotheses of knowledge construction within the scope of the didactic exercise. An effort was made to develop the critical spirit that provided the capacity and understanding of the limits and applications of the didactic exercise proposals. Thus, the main proposal developed here is to establish a description of the teaching exercised within a job that is exercised in learning to know how to apply didactic methods within information and thus, questioning and selecting content in the field of Social Sciences. |
Palavras-chave: | Sociologia - Estudo e ensino Sociologia (Ensino médio) Práticas pedagógicas Educação de jovens e adultos Sociology - Study and teaching Sociology (High school) Pedagogical practices Youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais |
Citação: | MELO, Manoel Bandeira de. Reflexão pedagógica sobre o processo de ensino, inclusão e desenvolvimento no Ensino médio e EJA na escola Batista Acioly. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12620 |
Data do documento: | 17-nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reflexão pedagógica sobre o processo de ensino, inclusão e desenvolvimento no Ensino médio e EJA na escola Batista Acioly.pdf | 754.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.