00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273pt_BR
dc.contributor.referee2Canuto, Washington Luiz Medeiros do Nascimento Ávila-
dc.creatorFrançoso, Amanda Ribas-
dc.creatorSouza, Dryelle dos Santos-
dc.date.accessioned2023-11-17T13:56:43Z-
dc.date.available2023-11-17-
dc.date.available2023-11-17T13:56:43Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationFRANÇOZO, Amanda Ribas; SOUZA, Dryelle dos Santos. Cultura organizacional e comunicação interna no terceiro setor: estudo de caso da Aiesec em Maceió. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12601-
dc.description.abstractConstant changes in social dynamics directly impact interpersonal relationships between subjects and with organizations present in individuals' everyday lives. In this new scenario, it is possible to consider the internal perspective of these institutions from another point of view, where their members work and assume a new position in the communication process, now perceived as social agents who acted directly in the maintenance and solidification of the organizations to which they belong, giving rise to the need to of a continuous analysis of their motivations, satisfactions, desires, and objections, guided by a specific communication plan for this public, aiming at optimizing its performance and its alignment with the institution in which it operates. This new demand is present in different sectors of society, but it is a particular challenge for organizations that move away from the need to generate profit. With that in mind, a survey carried out in this work addresses topics such as organizational and internal communication, the Third Sector, and Public Relations, as an activity and profession. This course completion work outlined the objective of pondering the particularities of organizational culture and its manifestation in the institution in question, Aiesec in Maceió, during the first quarter of the 2019 management, composed of February, March, and April. In addition, it is proposed to raise and evaluate the collected data, also considering the implementation of strategies related to the organizational culture of the Third Sector institution. Finally, reflect on the scene after the execution of the proposed actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação Internapt_BR
dc.subjectTerceiro Setor - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectOrganizational Culturept_BR
dc.subjectOrganization Communicationpt_BR
dc.subjectInternal Communicationpt_BR
dc.subjectThird Sector - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectPublic Relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.titleCultura organizacional e comunicação interna no terceiro setor: estudo de caso da Aiesec em Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs constantes mudanças nas dinâmicas sociais impactam diretamente as relações interpessoais entre sujeitos e, também, com as organizações presentes na vida cotidiana dos indivíduos. Nesse novo cenário, é possível considerar a perspectiva interna dessas instituições sob outro olhar, onde seus membros trabalhadores assumem uma nova posição no processo comunicacional, percebidos agora como agentes sociais que afetam diretamente na manutenção e solidificação das organizações às quais pertence, fazendo surgir a necessidade de uma análise contínua de suas motivações, satisfações, desejos e objeções, exigindo um planejamento de comunicação específico para esse público, visando a otimização de seu desempenho e do seu alinhamento com a instituição na qual atua. Essa nova demanda está presente nos diversos setores da sociedade, mas mostra-se como um desafio particular para as organizações que atuam afastadas da necessidade de geração de lucro. Com isso em mente, a pesquisa realizada neste trabalho aborda temas como comunicação organizacional e interna, Terceiro Setor e sobre as Relações Públicas, como atividade e profissão. Este trabalho de conclusão de curso delineou como objetivo ponderar sobre as particularidades da cultura organizacional e sua manifestação na instituição em questão, a Aiesec em Maceió, durante o período do primeiro trimestre da gestão de 2019, composto por fevereiro, março e abril. Além disso, é proposto levantar e avaliar os dados recolhidos, ponderando, também, sobre a implementação de estratégias referentes à cultura organizacional da instituição de Terceiro Setor. E, por fim, refletir sobre o cenário após a execução das ações propostas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura organizacional e comunicação interna no terceiro setor: estudo de caso da Aiesec Em Maceió.pdf41.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.