00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Igor da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971954153247763pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Josicleide de Amorim Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236097730602652pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Esdras dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977688812266806pt_BR
dc.creatorFarias, Yasmin Martins de-
dc.date.accessioned2023-11-16T17:29:30Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-11-16T17:29:30Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.citationFARIAS, Yasmin Martins de. Percepção sobre educação financeira e consumo consciente dos discentes de uma escola estadual de Alagoas. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12597-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the perception of high school students from a state school in Alagoas, about financial education and conscious consumption. This research, of a descriptive and quantitative nature, obtained a return of 111 responses and, in order to reach the objective, a questionnaire was used, adapted from the studies by Sousa et al. (2019) and Pacheco and Quintana (2018), structured in three parts and containing 13 closed questions. The results showed that most do not receive an allowance, cannot save money and understand that financial education helps citizens in the management of personal finances. It was noticed that the internet and parents are the main sources of resources used by students in relation to receiving information about finances. As for the ways to spend the money obtained, it was found that students spend most of their income on food or clothing or other things. It was also found that students do not consume a product/service just because someone else has it or because of social status, seeking to consume responsibly and conscientiously. Finally, it was observed that respondents are not influenced by advertisements when buying something and try to manage their finances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectConsumo consciente - Alunospt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio - Alagoaspt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectConscious consumption - Studentspt_BR
dc.subjectFinancial managementpt_BR
dc.subjectHigh school students - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titlePercepção sobre educação financeira e consumo consciente dos discentes de uma escola estadual de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de verificar a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola estadual alagoana, acerca da Educação financeira e consumo consciente. Esta pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, obteve um retorno de 111 respostas e, para o alcance do objetivo, utilizou-se de um questionário, adaptado dos estudos de Sousa et al. (2019) e Pacheco e Quintana (2018), estruturado em três partes e contendo 13 questões fechadas. Os resultados apontaram que a maioria não recebe mesada, não consegue poupar dinheiro e compreende que a educação financeira ajuda os cidadãos na gestão das finanças pessoais. Percebeu-se que a internet e os pais são as principais fontes de recursos utilizadas pelos discentes em relação ao recebimento de informações sobre finanças. Quanto às formas de gastar o dinheiro obtido, verificou-se que os discentes gastam a maior parte de sua renda com alimentação ou vestuário ou outras coisas. Constatou-se ainda que os discentes não consomem um produto/serviço apenas porque outra pessoa tem ou por status social, buscando consumir com responsabilidade e consciência. Finalmente, observou-se que os respondentes não são influenciados pelas propagandas na hora de comprar algo e procuram gerenciar as suas finanças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepção sobre educação financeira e consumo consciente dos discentes de uma escola estadual de Alagoas.pdf976.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.