00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FDA - FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FDA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DIREITO - FDA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Paulo Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055492423329236pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Beclaute Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567266014708590pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Tácito Yuri de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122690589037078pt_BR
dc.creatorSilva, Natally Raiany de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208455923820114pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T14:58:19Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-11-16T14:58:19Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationSILVA, Natally Raiany de Oliveira. A introdução ao estudo do direito na educação básica para a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12592-
dc.description.abstractThis work proposes the inclusion of the subject Introduction to the Study of Law (ISL) in the Basic Education curriculum, with a view to reinforcing the implementation of the guideline of item I of article 27 of the Law of Directives and Bases of Education: the diffusion of fundamental values the rights and duties of citizens. To this end, it was necessary to discuss the nature and object of study of ISL to verify its suitability as a propagator of these fundamental values. As well as, it was tried to demonstrate that the ISL fits to several legal devices that have objectives related to the knowledge of the legal values, rights and duties in Basic Education. For this, a qualitative approach was used in dealing with the data found in bibliographic research. The work has two cornerstones for its entire development: i. the understanding that ISL has an introductory or propaedeutic science nature; and ii. it has general concepts of Law as part of its object of study. From this, it was demonstrated the relevance of the ISL with objectives related to legal education in Basic Education in different legislations and other documents of a normative nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGrade curricular - Introdução ao Estudo do Direitopt_BR
dc.subjectDireitos fundamentais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Introduction to the study of lawpt_BR
dc.subjectFundamental rights - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCurricular guidelinespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA introdução ao estudo do direito na educação básica para a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãospt_BR
dc.title.alternativeThe introduction to the study of law in basic education for the dissemination of values fundamental to the rigth to and duties of citizenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a inclusão da disciplina Introdução ao Estudo do Direito (IED) na grade curricular da Educação Básica, com vista a reforçar a execução da diretriz do inciso I do artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos. Para tal, foi necessário discorrer acerca da natureza e do objeto de estudo da IED para verificar a sua adequação como propagador desses valores fundamentais. Bem como, buscou-se demonstrar que a IED se adequa a diversos dispositivos legais que têm objetivos relacionados ao conhecimento dos valores jurídicos, direitos e deveres na Educação Básica. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa no trato com os dados encontrados em pesquisas bibliográficas. O trabalho possui duas pedras fundamentais para todo o seu desenvolvimento: i. o entendimento de que a IED tem natureza de ciência introdutória, ou propedêutica; e ii. possui conceitos gerais do Direito como parte de seu objeto de estudo. A partir disso, demonstrou-se a pertinência da IED com objetivos relacionados ao ensino jurídico na Educação Básica em diferentes legislações e outros documentos de carácter normativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DIREITO - FDA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.