Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12580
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022 |
Título(s) alternativo(s): | Learning and PET Psychology: an analysis of annual reports from 2013 to 2022 |
Autor(es): | Torres, Luan Filipy Freire |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira |
Resumo: | Tomando como base a importância histórica do Programa de Educação Tutorial a nível nacional, enquanto uma política para o aprimoramento dos cursos de graduação do ensino superior no Brasil, a partir da criação de grupos tutoriais de aprendizagem, o presente trabalho objetivou compreender as concepções de aprendizagem trabalhadas no PET Psicologia Ufal nos últimos 10 anos a partir da análise dos Relatórios Anuais de Atividades dos anos de 2013 a 2022. Para isso, realizou-se uma análise lexical a partir do software Iramuteq que viabilizou as análises de Nuvem de Palavras, Similitude, e Classificação Hierárquica Descendente, analisadas à luz do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. Observou-se que, mesmo sem o destaque da palavra aprendizagem, foi possível perceber a maneira pela qual a educação tutorial, metodologia característica do programa, possibilita a aprendizagem a partir do diálogo, da troca de experiências e da apropriação e transformação do conhecimento da realidade. |
Abstract: | Based on the historical importance of the Tutorial Education Program at a national level as a policy for the improvement of undergraduate higher education courses in Brazil based on the creation of tutorial learning groups, this work aimed to understand the concepts of learning used in the PET Psychology in the last 10 years based on the analysis of the Annual Activity Reports from 2013 to 2022. For this, a lexical analysis was carried out using the Iramuteq software, which enabled the analysis of Word Cloud, Similitude, and Descending Hierarchical Classification, analyzed in the light of the theoretical framework of Vigotski's Historical-Cultural Psychology. It was observed that, even without highlighting the word learning, it was possible to perceive the way in which tutorial education, a characteristic methodology of the program, enables learning based on dialogue, the exchange of experiences and the appropriation and transformation of knowledge of reality. |
Palavras-chave: | Programa de Educação Tutorial – Aprendizagem Psicologia histórico-cultural Iramuteq (Software) Tutorial Education Program Learning Historical-cultural psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia |
Citação: | TORRES, Luan Filipy Freire. Aprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12580 |
Data do documento: | 30-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022.pdf | 764.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.