00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.creatorTorres, Luan Filipy Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037476426958495pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T12:37:32Z-
dc.date.available2024-11-16-
dc.date.available2023-11-16T12:37:32Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationTORRES, Luan Filipy Freire. Aprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12580-
dc.description.abstractBased on the historical importance of the Tutorial Education Program at a national level as a policy for the improvement of undergraduate higher education courses in Brazil based on the creation of tutorial learning groups, this work aimed to understand the concepts of learning used in the PET Psychology in the last 10 years based on the analysis of the Annual Activity Reports from 2013 to 2022. For this, a lexical analysis was carried out using the Iramuteq software, which enabled the analysis of Word Cloud, Similitude, and Descending Hierarchical Classification, analyzed in the light of the theoretical framework of Vigotski's Historical-Cultural Psychology. It was observed that, even without highlighting the word learning, it was possible to perceive the way in which tutorial education, a characteristic methodology of the program, enables learning based on dialogue, the exchange of experiences and the appropriation and transformation of knowledge of reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial – Aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectIramuteq (Software)pt_BR
dc.subjectTutorial Education Programpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022pt_BR
dc.title.alternativeLearning and PET Psychology: an analysis of annual reports from 2013 to 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTomando como base a importância histórica do Programa de Educação Tutorial a nível nacional, enquanto uma política para o aprimoramento dos cursos de graduação do ensino superior no Brasil, a partir da criação de grupos tutoriais de aprendizagem, o presente trabalho objetivou compreender as concepções de aprendizagem trabalhadas no PET Psicologia Ufal nos últimos 10 anos a partir da análise dos Relatórios Anuais de Atividades dos anos de 2013 a 2022. Para isso, realizou-se uma análise lexical a partir do software Iramuteq que viabilizou as análises de Nuvem de Palavras, Similitude, e Classificação Hierárquica Descendente, analisadas à luz do referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. Observou-se que, mesmo sem o destaque da palavra aprendizagem, foi possível perceber a maneira pela qual a educação tutorial, metodologia característica do programa, possibilita a aprendizagem a partir do diálogo, da troca de experiências e da apropriação e transformação do conhecimento da realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem e PET Psicologia: uma análise dos relatórios anuais de 2013 a 2022.pdf764.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.