00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8226-2466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fabson Calixto da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7930-5066pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831794350881846pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Palmeira, Lana Lisiêr de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538287578494559pt_BR
dc.creatorSilva, Sheyla Maria Rodrigues da-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8672-8614pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235032529600100pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-13T20:10:01Z-
dc.date.available2023-11-13-
dc.date.available2023-11-13T20:10:01Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Sheyla Maria Rodrigues da. As relações étnico-raciais na formação inicial dos/das pedagogos/as: análise dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12567-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas - UFAL and to point out the aspects connected with the academic offer of the discipline of Education and Ethnic-Racial Diversity in the last five years (2015-2019). The methodological approach used provided us the understanding about the aspects existing in the normative documents referring to the discussion of the subject in question. We focus on the issues emphasized by Evangelista and Shiroma (2018) about document analysis. The theoretical support that supported the analysis is based on the studies by Gomes (2002, 2010, 2012 and 2017), Silva (2014), Ribeiro (2017), and the legal frameworks related to the ethnic-racial relationship that guided the understanding of the requirements for initial teacher education. Thus, the legal frameworks used were: National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004), Law 10.639 / 2003, Resolution CNE / CP 1 / 2004, the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Pedagogy Undergraduate Course and the Guidelines and Actions for the Education of Ethnic-Racial Relations (2006), in which the highlighted considerations provided an understanding focused on the issues highlighted in the Pedagogical Projects of the Pedagogy of the Federal University of Alagoas. The results achieved provided us with reflections regarding teacher education and the relevance of discussions about anti-racist education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectAnti-racismpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectPedagogical Project of the Coursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs relações étnico-raciais na formação inicial dos/das pedagogos/as: análise dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeRelaciones étnico-raciales en la formación inicial de los pedagogos: análisis de los proyectos pedagógicos del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como premissa analisar os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e pontuar os aspectos interligados com a oferta acadêmica da disciplina de Educação e Diversidade Étnico-racial no último quinquênio (2015-2019). A Abordagem metodológica utilizada nos proporcionou o entendimento a respeito dos aspectos existentes nos documentos normativos referentes à discussão da temática em tela. Pautamo-nos nas questões enfatizadas por Evangelista e Shiroma (2018) acerca da análise documental. O aporte teórico que subsidiou a análise se fundamenta nos estudos de Gomes (2002, 2010, 2012 e 2017), Silva (2014), Ribeiro (2017), e nos marcos legais relativos à relação étnico-racial que nortearam a compreensão dos requisitos para a formação inicial docente. Sendo assim, os marcos legais utilizados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004), a Lei 10.639/2003, a Resolução CNE/CP 1/2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), nos quais os aspectos enfatizados nestes documentos nos possibilitaram o entendimento referente às questões ressaltadas nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados alcançados nos proporcionaram reflexões com relação à formação docente e à relevância das discussões acerca de uma educação antirracista.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.