Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12542
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de sequência didática sobre metais: características, usos, produção e impactos ambientais para a primeira série do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for teaching sequence on metals: caractecteristcs, uses, production and environmetal impactsm for the first high school series Una propuesta para la secuencia didáctica de metales: caracteristicas, usos, produccion y ambientales impactos de la serie primera escuela secundaria |
Autor(es): | Oliveira, André Luiz dos Santos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Paulo César Costa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Anamelea de Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Balliano, Tatiane Luciano |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar, aos professores de Química da primeira série do Ensino Médio, uma Sequência Didática abordando a temática “Metais: características; usos; produção e impactos ambientais”. A ideia de trabalhar com o tema surgiu a partir da possível utilização, em sala de aula, do kit experimental de nome “Quimikit – Os metais”, pertencente ao acervo da Usina Ciência (Núcleo de extensão da Universidade Federal de Alagoas/UFAL). Este material didático foi confeccionado em meados de 2004 pelos professores Dr. Reinaldo Augusto Rodrigues e Dr.a Tania Maria Piatti e pela então bolsista Rosângela Moura de Paula. O produto foi utilizado na época pela acadêmica Rosângela em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o seguinte título: Contribuição para a melhoria do Ensino Básico de Química: Confecção do KIT "Os metais".Em 2007, utilizamos o mesmo material didático no TCC que fizemos, tendo como função principal a sua aplicabilidade, este último recebeu então o título: “Teoria e prática: uma estratégia para lecionar química a partir de kits experimentais”. A pesquisa foi discutida à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1980) e Marcos Moreira (2006), tendo em vista que os mesmos a definem como um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não literal) à estrutura cognitiva do aprendiz, passamos a trabalhar com a ideia de propor maneiras organizadas de ensino adequadas a essa finalidade. Propusemos o conhecimento químico sob a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), segundo Marcondes (2009) esta metodologia melhora a criticidade dos alunos, promovendo o interesse pelas Ciências. A Sequência Didática (SD) proposta foi confeccionada em doze (12) aulas, contendo três questionários (levantamento de conhecimentos prévios, exercícios de fixação e exercícios propostos); texto; vídeo; tabelas plastificadas; experimentos entre outros abordados neste trabalho. A SD foi elaborada tomando como base todos os itens presentes no Quimikit, seguindo propostas e orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN – Brasil). Por fim, esperamos que este produto educacional auxilie os professores de Química da primeira série do Ensino Médio em suas aulas de acordo com o tema “Metais”, fortalecendo assim o processo ensino e aprendizagem consequentemente a construção do conhecimento. |
Abstract: | This work was done to present to the Chemistry teachers of the first year of high school a Didactic Sequence addressing the theme "Metals: characteristics, uses, production and environmental impacts. " The idea of working with the theme arose from the possible use in the classroom, the experimental kit name "Quimikit – The Metals", belonging to the collection of the Science Factory (Extension Core of the Federal University of Alagoas /UFAL). This educational material was made in mid-2004 by professors Dr. Reinaldo Augusto Rodrigues and Dra. Tania Maria Piatti and then by colleger Rosangela Paula Moura. The product was used in epoch by Mrs. Rosangela in her Work Course Conclusion (WCC) with the following title: Contribution to the improvement of basic education in Chemistry: making of the kit “The metals". In 2007 I used the same teaching materials in my WCC whose main function to its applicability, the latter then received the title "Theory and practice: a strategy to teach chemistry from experimental kits". The research was discussed in the light of Meaningful Learning Theory of David Ausubel (1980) and Marcos Moreira (2006) where it is a process through which new information relates to non-arbitrary and substantive way (not literal) to the cognitive structure of the learner, we worked with the idea of proposing ways arranged adequate education for this purpose. We propose the Chemical knowledge from the perspective of Science, Technology and Society (STS), according to Marcondes (2009) this methodology improves the criticality of students, promoting interest in science. The Teaching Sequence (SD) proposal was made of twelve (12) classes containing three questionnaires (survey of existing knowledge, focusing exercises and proposed exercises); text; video; laminated tables; among other experiments discussed in this work. The SD was developed building on all items on Quimikit following proposals and guidelines contained in the National Curriculum Parameters (PCN - Brazil). Finally, we hope that this educational product helps Chemistry teachers of the first high school number in their classes according to the theme "Metals", thereby strengthening the teaching and learning consequently the construction of knowledge. |
Palavras-chave: | Sequência didática Kits experimentais Ensino de química Didactic sequence Experimental kits Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, André Luiz dos Santos. Uma proposta de sequência didática sobre metais: características, usos, produção e impactos ambientais para a primeira série do ensino médio. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. [Acompanha 1 Produto Educacional]. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12542 |
Data do documento: | 11-nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de sequência didática sobre metais @ características, usos, produçao e impactos ambientais para a primeira série do ensino médio..pdf | 6.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto Educacional - artigo final CeN..pdf | 807.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.