Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marta Maria Minervino dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434293895465294 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Duarte, Madileide de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4053199044347094 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vidal, Odaléa Feitosa | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6759-0784 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9460820799039248 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Adelma de Lima | - |
dc.creator | Jesus, Maria Edneide de | - |
dc.creator | Silva, Maria Luciene | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T22:25:03Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31 | - |
dc.date.available | 2023-10-31T22:25:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Adelma de Lima, JESUS, Maria Edneide de, SILVA, Maria Luciene. O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Santana do Ipanema, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema - AL, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12517 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das metodologias de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo é fruto de pesquisa interventiva realizada durante o curso de Graduação em Pedagogia, que tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas em salas de aula no processo de alfabetização e letramento dos educandos de 1o e 2o ano de uma escola rural, e sua contribuição para a superação do fracasso escolar. A metodologia utilizada para a pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, com estudos de referenciais teóricos que tratam do tema em questão; e, pesquisa de intervenção para conhecimento da realidade e levantamento de dados, utilizando como instrumento de pesquisa questionários contendo oito perguntas fechadas aplicado a quatro educadores. Concluiu-se, ao final da pesquisa, que ao promover metodologias diversas, através de recursos didáticos facilitadores do processo de leitura e escrita, e, por meio de diferentes portadores de textos como elementos motivadores e facilitadores da construção de habilidades e competências leitoras, viabilizar-se-á um melhor rendimento escolar aos educandos, com vistas a produzir bons resultados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O processo de alfabetização e letramento dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental uma análise das metodologias de ensino.pdf | 261.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.