00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Junqueira, Telma Low Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180831596995182pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Danielly Spósito Pessoa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530496451437649pt_BR
dc.creatorAlves, Eriel Euller Messias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105295040035902pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-23T14:14:17Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2023-10-23T14:14:17Z-
dc.date.issued2023-05-14-
dc.identifier.citationALVES, Eriel Euller Messias. Saúde, masculinidades e Novembro Azul: sentidos produzidos no encontro com publicações das plataformas de comunicação da Prefeitura de Maceió. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12407-
dc.description.abstractThis article proposes a discussion in the field of masculinities articulated with the National Policy of Integral Attention to Men's Health, based on feminist theories. Its objective is to investigate how the Municipality of Maceió, through digital platforms (Instagram and the City Hall website), produces meanings about men's health within the framework of the Blue November campaign, published in November 2022. With the analysis of the materials , 3 categories were thought to present the problematizations: 1) man or men? to reflect on which gender positions are being produced; 2) what is care? to think about how publications are linking men to this theme; 3) who are the men excluded and/or made invisible by the campaign? to problematize those who were not even mentioned and/or thought of by the campaign. Among (in)conclusions is the invitation to carry out more dialogues and reflections between the National Policy managers, health workers, users and the people who produce the campaigns problematizing about what is meant by health, (self)care and even what it means to be a man to carry out a campaign that reaches and cares for more people considering the principles of universality, equity and integrality of the Unified Health System.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectSaúde dos homenspt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de saúde - Brasilpt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectMen’s healthpt_BR
dc.subjectPublic health policies - Brazilpt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleSaúde, masculinidades e Novembro Azul: sentidos produzidos no encontro com publicações das plataformas de comunicação da Prefeitura de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeHealth, masculinities and Blue November: meanings produced in the meeting with publications from the communication platforms of the city of Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe uma discussão no campo das masculinidades articulada com a Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem, a partir das teorias feministas. Tem como o objetivo investigar como a Prefeitura de Maceió, por meios das plataformas digitais (instagram e site da prefeitura), produz sentidos sobre a saúde dos homens no marco da campanha do novembro azul, publicizada em novembro de 2022. Com a análise dos materiais, foram pensadas 3 categorias para apresentação das problematizações: 1) homem ou homens? para refletir a respeito de quais posições de gênero estão sendo produzidas; 2) o que é cuidado? para pensar como as publicações estão vinculando os homens a essa temática; 3) quem são os homens excluídos e/ou invisibilizados pela campanha? para problematizar quem sequer foi citado e/ou pensado pela campanha. Entre (in)conclusões é pontuado o convite à realização de mais diálogos e reflexões entre as/os gestores/as da PNAISH, trabalhadoras/es da saúde, pessoas usuárias e as pessoas que produzem as campanhas problematizando acerca do que se entende por saúde, (auto)cuidado e até mesmo o que é ser homem para realização de uma campanha que atinja e cuide de mais pessoas considerando os princípios de universalidade, equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.