00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antônio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee2Viana, Herika Paes Rodrigues-
dc.creatorAlves, Rodrigo Freitas-
dc.date.accessioned2023-10-17T20:59:59Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-10-17T20:59:59Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationALVES, Rodrigo Freitas. Encontros entre teoria e prática durante a formação acadêmica no curso de história. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12339-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to discuss the experiences developed during the participation in supervised internships, institutional scholarship program for Teaching Initiation (PIBID) and the pedagogical residency program (PRP), of a student of the degree course in History at the Federal University from Alagoas. Regarding the theoretical and methodological aspect present in the work, it was carried out based on records of internship reports and documents, subjects from PIBID and PRP programs, carried out in different schools, teaching formats ranging from traditional face-to-face, during internships and PIBID, until adherence to the remote teaching model, while participating in the pro. Positioning and thinking knowledge about the reality of basic education as an indispensable aspect during the training process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (Brasil)pt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Brazil)pt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectInternship programspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEncontros entre teoria e prática durante a formação acadêmica no curso de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposta discutir as experiências desenvolvidas durante a participação nos estágios supervisionados, programa institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), de um estudante do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. Em relação ao aspecto teórico e metodológico presente no trabalho, o mesmo foi realizado tendo como base registros dos relatórios dos estágios, bem como documentos e matérias dos programas PIBID e PRP realizados em distintas escolas. Desde formatos de ensino, indo do tradicional presencial, durante os estágios e PIBID, até a adesão ao modelo remoto de ensino, durante a participação no prp. Posicionando e pensando o conhecimento sobre a realidade da educação básica como aspecto indispensável durante o processo de formação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encontros entre teoria e prática durante a formação acadêmica no curso de história.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.