00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12255
Tipo: Dissertação
Título: Jogo didático como ferramenta para o ensino das unidades de medidas e grandezas físicas
Título(s) alternativo(s): Teaching games as a tool forthe teaching of units of physical measures and quantities
Autor(es): Rosendo, André dos Santos
Primeiro Orientador: Albuquerque, Samuel Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Lidiane Maria Omena da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wagner Ferreira da
Resumo: Neste trabalho foi apresentada uma proposta de investigação sobre as Unidades de Medidas e Grandezas Físicas e sua importância como base na construção de subsunçores para o ensino de física no ensino médio. A ideia foi propor uma abordagem prática na apresentação dos conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas, onde esses conceitos serviram de base para o aprendizado dos demais conceitos de física. Foram feitas atividades práticas, buscando a contextualização, utilizando instrumentos de medidas, quando possível, e ainda a apresentação os conceitos das Unidade de Medida e Grandeza Física, mostrando sua importância para os conceitos físicos e para a aprendizagem dos conteúdos. Para isso adotamos uma metodologia em que os estudantes foram incentivados a buscar o conhecimento a partir de suas experiências anteriores, e assim puderam construir um novo saber científico com significado para seu cotidiano. A proposta foi apresentar os conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas como pré-requisitos fundamentais para os demais conceitos da física, onde o jogo didático, que foi o produto educacional desenvolvido no projeto, foi utilizado como ferramenta didática pedagógica na formação dos subsunçores.
Abstract: In this work, a research proposal was presented on the Units of Measurements and Physical Quantities and their importance as a basis in the construction of subsumers for the teaching of physics in high school. The idea was to propose a practical approach in the presentation of the concepts of Units of Measurement and Physical Quantities, where these concepts served as a basis for the learning of other concepts of physics. Practical activities were carried out, seeking contextualization, using measurement instruments, when possible, and also the presentation of the concepts of the Unit of Measurement and Physical Magnitude, showing their importance for the physical concepts and for the learning of the contents. For this, we adopted a methodology in which students were encouraged to seek knowledge from their previous experiences, and thus were able to build a new scientific knowledge with meaning for their daily lives. The proposal was to present the concepts of Units of Measurements and Physical Quantities as fundamental prerequisites for the other concepts of physics, where the didactic game, which was the educational product developed in the project, was used as a pedagogical didactic tool in the formation of subsumers.
Palavras-chave: Unidades de medida
Grandezas físicas
Aprendizagem significativa
Subsunçores
Física - Estudo e ensino
Measures units
Physical quantities
Learning methodology
Subsumers
Physics - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: ROSENDO, André dos Santos. Jogo didático como ferramenta para o ensino das unidades de medidas e grandezas físicas. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12255
Data do documento: 29-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.