00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Laboratório de ensino de matemática: desafios para o processo de ensino e aprendizagem matemática
Autor(es): Marinho, Fabiany Rodrigues Nunes
Primeiro Orientador: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Juliana Roberta Theodoro de
Resumo: O objetivo deste trabalho é a apresentar algumas reflexões sobre a importância do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, como instrumento de ensino e aprendizado de Matemática, aproximando o aluno da disciplina, fazendo a união da teoria com a prática. No trabalho é reforçado a importância do LEM, difiiculdades de sua implementação e finalidade dele para o aluno e professor. A escolha pelo título se deu após constatar que muitas vezes os professores se sentem de mãos atadas para atingir o interesse do aluno, tendo em vista que grande parte das instituições privadas e instituições públicas de ensino não apresentam um LEM como suporte ao Professor de Matemática, fazendo com que o professor por vezes sinta-se desmotivado ao preparar uma aula atrativa ao olhos do aluno.
Abstract: The goal of this work is to present some reflections about the importance of the Mathematics Teaching Laboratory - LEM, as an instrument for teaching and learning Mathematics, bringing the student closer to the subject, putting theory and practicae together. The work reinforces the impor tance of the LEM, difficulties in its implementation and its purpose for the student and teacher. The choice for the title was made after realized that teachers often feel themselves with their hands tied to get student's interests, given that most private institutions and public educational institutions do not have an LEM to support the Mathematics teaching, making the teacher sometimes feel unmoti vated when preparing an attractive lesson in the eyes of the student.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática - LEM
Ensino de matemática
Estratégias de ensino
Geometria
Mathematics Teaching Laboratory - LEM
Teaching mathematics
Teaching strategies
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: MARINHO, Fabiany Rodrigues Nunes. Laboratório de ensino de matemática: desafios para o processo de ensino e aprendizagem matemática. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12242
Data do documento: 17-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laboratório de ensino de matemática desafios para o processo de ensino e aprendizagem matemática.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.