00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12210
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Antirracista nas Escolas: instrumentos políticos e pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Anti-racist education in schools: politicals and pedagogical instruments
Autor(es): Alves, Aldilene Do Nascimento
Soares, Ana Lucia Malta
Primeiro Orientador: Silva, Andréa Giordanna Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de
Resumo: O racismo é um problema estrutural da sociedade brasileira que precisa ser enfrentado principalmente no ambiente escolar. Com esta perspectiva, o trabalho apresenta o levantamento e a análise de dispositivos oficiais e obras pedagógicas e a descrição da estrutura e forma de funcionamento da Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) tendo como objetivo observá-los como ações políticas afirmativas, indutoras de formações e produções pedagógicas que possibilitam o desenvolvimento de práticas de ensino de perspectiva antirracista no interior da escola. De natureza documental e tendo como fontes primárias diversos documentos e materiais originais, que poderiam ser usados como fonte de informação (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 56), a investigação teve como recursos teóricos os estudos de Munanga (2005), Coqueiro (2008), Luciano (2006) e Cipriano (2007) para compreensão da educação justa para os diversos grupos étnicos. Concluímos que obras pedagógicas, analisadas neste estudo, são produções culturais e científicas indutoras de ações de combate ao racismo e ao preconceito, que possibilitam a reflexão e conscientização, no ambiente escolar, sobre a importância da diversidade racial e cultural na formação da sociedade brasileira.
Abstract: Racism is a structural problem in Brazilian society that needs to be tackled mainly in the school environment. With this perspective, the work presents the survey and analysis of official devices and pedagogical works and the description of the structure and way of functioning of the Secretariat of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI) with the objective of observing them as political actions affirmative, inducing training and pedagogical productions that enable the development of teaching practices from an anti-racist perspective within the school. Of documentary nature and having as primary sources several documents and original materials, which could be used as a source of information (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 56), the investigation had as theoretical resources the studies of Munanga (2005), Coqueiro (2008), Luciano (2006) and Cipriano (2007) for understanding fair education for different ethnic groups. We conclude that pedagogical works, analyzed in this study, are cultural and scientific productions inducing actions to combat racism and prejudice, which allow reflection and awareness, in the school environment, about the importance of racial and cultural diversity in the formation of Brazilian society.
Palavras-chave: Racismo
Recursos Pedagógicos
Escola
SECADI - Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Relações Étnicorraciais
Racism
Pedagogical Resources
School
Ethnic-racial relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ALVES, Aldilene Do Nascimento, SOARES, Ana Lucia Malta. Educação Antirracista nas Escolas: instrumentos políticos e pedagógicos. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12210
Data do documento: 1-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação antirracista nas escolas - instrumentos políticos e pedagógicos.pdf573.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.