00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação__Produto Educacional
Título: Ciências nos anos finais do ensino fundamental: contribuições do livro didático para o estudo sobre pandemia
Título(s) alternativo(s): Sciences in the final years of elementary school: contributions of the textbook to the study on pandemic
Autor(es): Neves, Janecléia Ribeiro das
Primeiro Orientador: Gama, Carolina Nozella
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A Pandemia da Covid-19 e outras pandemias vivenciadas pela sociedade causaram inúmeras interferências em diversos setores da sociedade, sobretudo na Educação. Nesta investigação, analisamos as potencialidades de Livros Didáticos de Ciências para viabilizar discussões e promover conhecimento nas aulas de Ciências a respeito desta temática- Pandemias. O objetivo principal consistiu em analisar quais e como os conteúdos do Livro Didático de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental, podem contribuir para a compreensão da Pandemia da COVID-19. Para desenvolver o trabalho foram analisadas três a coleções: Araribá Mais Ciências, Teláris Ciências e Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano disponibilizadas pelo PNLD, fornecidas para as escolas das redes municipais de Alagoas, abrangendo os anos de 2020 a 2023, especificamente dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo a sistemática de uma pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa, os dados desta investigação foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardim (2016). Foram analisados os recortes dos Livros Didáticos e os quadros que destacam as abordagens educacionais para averiguar o objeto de estudo, os quais estão relacionados aos contextos sociais, por isso a pesquisa está, também, embasada nos pressupostos da Pedagogia Histórico Critica. Com a pesquisa, foi possível ressaltar a importância do Livro Didático e dos planejamentos de aula para trabalhar o tema gerador, Pandemia. Após a análise comparativa das três coleções, observou-se que a coleção Teláris Ciências apresentou melhor contextualização referente à abordagem do conteúdo e dos recursos visuais e didáticos, além disso, apresentou mais aspectos da pedagogia histórico crítica, destacando aspectos sociais que devem ser trabalhados em sala de aula. Espera-se que esta investigação gere inquietações e possa contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos que abordagem a importância da Ciência para saúde da sociedade, ressaltando o papel do Livro Didático como aliado do trabalho docente, no contexto educacional, sendo este, ainda, um dos principais recursos utilizado em sala de aula para construção de saberes científicos, mesmo com a ascensão dos aparelhos digitais.
Abstract: The Covid-19 Pandemic and other pandemics experienced by society caused numerous interferences in various sectors of society, especially in Education. In this investigation, we analyze the potential of Science Textbooks to facilitate discussions and promote knowledge in Science classes about this theme- Pandemics. The main objective was to analyze which and how the contents of the Science Textbook, for the final years of Elementary School, can contribute to the understanding of the COVID-19 Pandemic. To develop the work, three collections were analyzed: Araribá Mais Ciências, Teláris Sciences and Natural Sciences: learning from everyday life made available by the PNLD, provided to schools in the municipal networks of Alagoas, covering the years 2020 to 2023, specifically the Final Years Elementary School (6th to 9th grade). Following the systematics of a documentary research, with a qualitative approach, the data of this investigation were analyzed in the light of Bardim's Content Analysis (2016). We analyzed the clippings of the Textbooks and the tables that highlight the educational approaches to investigate the object of study, which are related to social contexts, so the research is also based on the assumptions of Critical Historical Pedagogy. With the research, it was possible to emphasize the importance of the Textbook and lesson plans to work on the generating theme, Pandemic. After the comparative analysis of the three collections, it was observed that the Teláris Sciences collection presented better contextualization regarding the approach of the content and the visual and didactic resources, in addition, it presented more aspects of the critical historical pedagogy, highlighting social aspects that must be worked on in classroom. It is expected that this investigation generates concerns and can contribute to the development of future works that approach the importance of Science for the health of society, emphasizing the role of the Textbook as an ally of teaching work, in the educational context, which is also a of the main resources used in the classroom to build scientific knowledge, even with the rise of digital devices.
Palavras-chave: Pandemia
Livro didático
Ensino de ciências
Pandemic
Textbook
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NEVES, Janecléia Ribeiro das. Ciências nos anos finais do ensino fundamental: contribuições do livro didático para o estudo sobre pandemia. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12080
Data do documento: 27-jun-2022
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