00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O livro didático de ciências na EJA: realidades e vivências (re) significadas
Título(s) alternativo(s): The science book in EJA: realities and experiences (re) meanings
Autor(es): Souza, Rafaella Gregório de
Primeiro Orientador: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Carolina Nozella
Resumo: Pensar o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que atende estudantes que não conseguiram frequentar a escola na idade regular de ensino, se justifica pela necessidade de possibilitar aos educandos a vivência na prática dos conhecimentos científicos historicamente produzidos a partir do meio social ao qual estão inseridos. Assim, esta pesquisa parte da ideia de que na sua realidade há a disponibilidade do uso do livro didático e, este material, pode contribuir com o Ensino de Ciências que proporcione aos estudantes a compreensão dos conhecimentos científicos sobre diferentes questões do cotidiano, com destaque para as Doenças Infectocontagiosas. Este trabalho tem como objetivo principal analisar como os Livros Didáticos do Ensino Fundamental - Anos Finais da EJA, abordam a temática de Doenças Infectocontagiosas e se contribui para a aprendizagem dos estudantes. Com os objetivos específicos: Discutir as concepções teóricas de Ensino de Ciências na EJA; Refletir sobre as concepções de ações significativas na disciplina de Ciências para os/as estudantes da EJA, considerando suas vivências e realidades; avaliar o conteúdo sobre Doenças Infectocontagiosas presente nos Livros Didáticos de Ciências e produzir como Produto Educacional um Manual pedagógico para o professor, intitulado: "Doenças Infectocontagiosas: Ensino de Ciências pensando no estudante de EJA". A questão que se coloca é: "É possível construir ações significativas para a temática Doenças Infectocontagiosas a partir do livro didático de Ciências na Educação de Jovens e Adultos de maneira que produzam sentido para os estudantes?". Para atingir esse objetivo, foram analisadas as obras do 6º ao 9º ano da Coleção EJA Moderna selecionada pelo Programa do Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA 2014/2016). Estes subsidiaram a pesquisa documental por meio de uma abordagem qualitativa. As informações pautaram-se nas técnicas da Análise de Conteúdo embasado nos pressupostos de Bardin (2016), na qual foram analisados os livros didáticos, com a leitura flutuante e os critérios e categorias pré-estabelecidos no projeto para dar suporte ao objeto de estudo. Para fundamentar a investigação desta pesquisa, foram consultados alguns autores como Leontiev (1998), Libâneo (2004; 2006), Davydov (1978; 1988; 2002), Vygotsky (1991;1998;2001), Sasseron (2019); Freitas (2007); Cavalcante (2016), Tortora et al (2017), entre outros. A pesquisa utilizou, ainda, como aporte teórico as contribuições de Freire (1987, 2002, 2013) para compreensão do contexto educacional da EJA. Diante das análises realizadas, constatamos que os livros abordam a temática das Doenças Infectocontagiosas de diferentes maneiras e perspectivas. Encontramos livros com informações mais consistentes quanto ao desenvolvimento teórico e prático da temática analisada, enfatizando um capítulo específico para as Doenças Infectocontagiosas. Percebemos livros que não abordam a temática. Observamos durante nosso estudo, a importância do papel docente na exploração e ampliação dos conhecimentos presentes no livro didático, sobretudo para a modalidade de Jovens e Adultos. Como produto educacional, elaboramos um Manual de atividades práticas e experimentais com enfoque na temática das Doenças Infectocontagiosas, com a finalidade de contribuir na formação crítica dos estudantes da EJA, principalmente no que se refere aos contextos sociais e de saúde pública.
Abstract: Thinking about Science Teaching in Youth and Adult Education (EJA), a modality that serves students who were unable to attend school at the regular teaching age, is justified by the need to enable students to experience the practice of historically produced scientific knowledge, the from the social environment in which they are inserted. Thus, this research starts from the idea that in its reality there is availability of the use of textbooks and, this material, can contribute to Science Teaching that provides students with the understanding of scientific knowledge about different everyday issues, with emphasis on for Infectious Diseases. This work has as main objective to analyze how the textbooks of Elementary School -Final Years, approach this theme and how it contributes to the experiential learning of students. With the specific objectives: Discuss the theoretical concepts of Science Teaching in EJA; To reflect on the conceptions of significant actions in the discipline of Science, for the students of the EJA, considering their experiences and realities; To analyze the Textbooks according to the criteria and categories elaborated on the theme of Infectious-Contagious Diseases and to produce as an Educational Product a Pedagogical Manual for the teacher, entitled: "Infectious-Contagious Diseases: Science Teaching thinking about the EJA student". The question that arises is: "Is it possible to build significant actions for the theme Infectious Diseases from the Science textbook in Youth and Adult Education in a way that produces meaning for students?". To achieve this objective, the works from the 6th to the 9th year of the EJA Modema Collection, selected by the Textbook Program for Youth and Adult Education (PNLD EJA 2014/2016) were analyzed. These subsidized the documentary research through a qualitative approach. The information was based on Content Analysis techniques based on the assumptions of Bardin (2016), in which textbooks were analyzed, with floating reading and the criteria and categories pre-established in the project to support the object of study. To support the investigation of this research, some authors were consulted, such as Leontiev (1998), Libâneo (2004; 2006), Davydov (1978; 1988; 2002), Vygotsky (1991;1998;2001), Sasseron (2019); Freitas (2007); Cavalcante (2016), Tortora et al (2017), among others. The research also used as theoretical support the contributions of Freire (1987, 2002, 2013) to understand the educational context of EJA. In view of the analyzes carried out, we found that the books approach the theme of Infectious Diseases, in different ways and perspectives. We found books with more consistent information regarding the theoretical and practical development of the analyzed theme, emphasizing a specific chapter for Infectious and Contagious Diseases. We noticed books that do not address the theme. During our study, we observed the importance of the teaching role in the exploration and expansion of knowledge present in the textbook, especially for the Youth and Adult modality. As an educational product, we developed a Manual of practical and experimental activities focusing on the theme of Infectious Diseases, with the aim of contributing to the critical training of EJA students, especially with regard to social and public health contexts.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação de Jovens e Adultos
Ensino fundamental -Livro didático
Doenças infectocontagiosas
Youth and Adult Education
Textbook
Infectious diseases
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Rafaella Gregório de. O livro didático de ciências na EJA: realidades e vivências (re) significadas. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12071
Data do documento: 26-ago-2022
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