00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Santos Junior, Reginaldo Pereira dos-
dc.creatorLima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T19:14:51Z-
dc.date.available2024-08-17-
dc.date.available2023-08-18T19:14:51Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationLIMA, Willams dos Santos Rodrigues. Narrativas reflexivas de estudantes do curso de pedagogia a distância da UFAL (2012, 2013, 2014): um estudo de caso. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12028-
dc.description.abstractThis study has as its theme the recovery of the implementation process of the Distance Learning Pedagogy Course/UFAL in the context of the Open University of Brazil (UAB), seeking to highlight the impacts of training on the personal and professional lives of graduates from the 2012, 2013 and 2014 classes. The research aims to analyse the impacts of training on the personal and professional practices of graduates of the UFAL Distance Pedagogy Course; present historical aspects about the implementation of Distance Education at Ufal, based on the Open University System UAB; identify the challenges and the perspectives of graduates in the academic training process; identify educational practices in the teaching and learning process through professional activity. The objectives described seek, mainly, the answer(s) to the central question, namely: what are the impacts of training on the personal and professional practices of graduates from the 2012, 2013 and 2014 classes? The methodological course was organized contemplating the qualitative research, developed with the angle of the case study, using the reflective narratives of the individuals involved. Data collection occured with the application of a questionnaire and online interviews, with the graduates of the Distance Pedagogy Course, in its offers of 2012, 2013 and 2014, with a total of 30 participants of the 175 graduates. In addition to the instruments and techniques mentioned above, documentary research was also necessary, considering the importance of legal records and norms discussed and approved in the context of teacher training. It became evident that the impacts of the training were positive and contributed both to the personal and professional aspects of the graduates who, at the same time, narrated the importance of EaD at UFAL for teacher training in the State of Alagoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCurso de pedagogia – EADpt_BR
dc.subjectFormação profissional – Egressospt_BR
dc.subjectNarrativas reflexivaspt_BR
dc.subjectTeachers reflective narrativespt_BR
dc.subjectEaD pedagogy coursept_BR
dc.subjectImpacts of training on professional lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativas reflexivas de estudantes do curso de pedagogia a distância da UFAL (2012, 2013, 2014): um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeReflective narratives of students from an UFAL distance pedagogy course (2012, 2013, 2014): a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como temática o resgate do processo de implantação do Curso de Pedagogia EaD/UFAL no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), buscando evidenciar os impactos da formação na vida pessoal e profissional dos egressos das turmas 2012, 2013 e 2014. A pesquisa objetiva analisar os impactos da formação nas práticas pessoais e profissionais dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância da UFAL; apresentar aspectos históricos sobre a implantação da EaD na UFAL, a partir do Sistema UAB; identificar os desafios e as perspectivas dos egressos no processo de formação acadêmica; identificar as práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da atuação profissional. Os objetivos descritos buscam, sobretudo, resposta(s) à questão central, a saber: quais os impactos da formação nas práticas pessoais e profissionais dos egressos das turmas de 2012, 2013 e 2014? O percurso metodológico foi organizado a partir da pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida pelo viés do estudo de caso, utilizando-se das narrativas reflexivas dos sujeitos envolvidos. A coleta dos dados deu-se com a aplicação de questionário e de entrevistas de forma online, junto aos egressos do curso de Pedagogia a Distância, em suas ofertas de 2012, 2013 e 2014, num total de 30 participantes dos 175 egressos. Além dos instrumentos e técnicas supramencionados, foi necessária, ainda, uma pesquisa documental, considerando a importância dos registros e normas legais discutidas e aprovadas no contexto da formação de professores. Evidenciou-se que os impactos da formação foram positivos e contribuíram tanto para os aspectos pessoais quanto para os profissionais dos egressos que, ao mesmo tempo, narraram a importância da EaD na UFAL para a formação docente no Estado de Alagoas.pt_BR
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