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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12017
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramentos, gêneros textuais e ensino de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Literacy practices, textual genres and portuguese language teaching |
Autor(es): | Silva, Alison Douglas Lima da |
Primeiro Orientador: | Gomes, Yana Liss Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Nádson Araújo dos |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de analisar práticas de letramentos no âmbito do ensino de Língua Portuguesa com relação à abordagem dos gêneros textuais. A fundamentação teórica encontra-se ancorada nos “Novos” Estudos dos Letramentos (STREET, 1984; 2013; 2014) para investigação das práticas de letramento escolar (KLEIMAN, 1995, 2007, 2010; SOARES, 2003, 2009, 2010), dentre outros. Os pressupostos dos estudos linguísticos numa perspectiva enunciativa discursiva (BAKHTIN, 1982, 2006) foram usados para analisar os gêneros textuais em contextos de ensino (MARCUSCHI, 2008, 2010), bem como para relacionar as concepções teóricas de linguagem (GERALDI, 2011; TRAVAGLIA, 2009) ao ensino de Língua Portuguesa (KOCH, 2003; DORETTO; BELOTI, 2011; GOMES, 2010, 2014). Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizada com dois professores de LP com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados, seguindo o viés etnográfico, utilizaram-se os seguintes instrumentos: observação participante, registros em notas de campo, análise documental, aplicação de questionário e entrevistas. Os eventos de letramentos registrados nas turmas dos professores de LP revelaram indícios de que as práticas de letramentos se relacionam ao modelo autônomo, logo, a abordagem dos gêneros textuais foca a análise dos aspectos composicionais e estruturais. Ainda que as práticas de leitura e escrita analisadas contemplem a análise de uma diversidade textual, verificou-se que na maior parte das vezes, os contextos sociais de usos das práticas de linguagens e dos múltiplos letramentos foram desconsiderados. Em relação ao ensino de LP identificou-se que a concepção de linguagem como instrumento de comunicação norteia as práticas de letramentos no contexto escolar, esta implica na forma como o professor conduz suas aulas, sobretudo, no que diz respeito às práticas de leitura e de escrita que, em geral, são direcionadas para a decodificação e identificação das informações básicas relativas às formas linguísticas e aos aspectos estruturais dos gêneros textuais. |
Abstract: | This study aimed to analyze literacy practices within the scope of Portuguese language teaching with regard to the approach of textual genres. The theoretical background is grounded in the “New” Literacy Studies (STREET, 1984; 2013; 2014) for the investigation of school literacy practices (KLEIMAN, 1995, 2007, 2010; SOARES, 2003, 2009, 2010), among others. The assumptions of linguistic studies in a discursive enunciative perspective (BAKHTIN, 1982, 2006) were used to analyze textual genres in teaching contexts (MARCUSCHI, 2008, 2010), as well as to relate the theoretical conceptions of language (GERALDI, 2011; TRAVAGLIA, 2009) to the teaching of Portuguese language (KOCH, 2003; DORETTO; BELOTI, 2011; GOMES, 2010, 2014). This is a qualitative field research carried out with two PL teachers acting in the Final Years of Elementary School. For data collection, following the ethnographic bias, the following instruments were used: participant observation, records in field notes, document analysis, questionnaire application and interviews. Literacy events recorded in classes of PL teachers revealed evidence that literacy practices are related to the autonomous model, therefore, the approach to textual genres focuses on the analysis of compositional and structural aspects. Even though the analyzed reading and writing practices address the analysis of a textual diversity, it was found that, in most cases, the social contexts of use of language practices and multiple literacies were disregarded. Regarding the teaching of PL, it was identified that the conception of language as a communication tool guides literacy practices in the school context, this one implies the way the teacher conducts his/her classes, especially with regard to reading and writing practices that, in general, are addressed to the decoding and identification of basic information related to linguistic forms and structural aspects of textual genres. |
Palavras-chave: | Práticas de letramento Ensino de Língua Portuguesa Gêneros textuais Portuguese language teaching Literacy practices Textual genres |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Alison Douglas Lima da. Práticas de letramentos, gêneros textuais e ensino de língua portuguesa. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12017 |
Data do documento: | 28-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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