Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12016
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação do pedagogo para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogue training to teach mathematics in the early years of elementary school: emergency remote teaching (ERE) in times of Covid-19 |
Autor(es): | Silva, Alice Estefanie Pereira da |
Primeiro Orientador: | Santo, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Lucila Maria Pesce de |
Resumo: | Com o advento da Pandemia de Covid-19, que afetou as diferentes esferas da vida humana em todo o mundo, a formação do pedagogo para o ensino da Matemática foi impactada pelas mudanças e desafios decorrentes desse cenário. Esta dissertação tem como objetivo investigar quais saberes matemáticos os graduandos do curso de Pedagogia da UFAL construíram na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática I, durante as aulas remotas em tempos de Covid-19. Especificamente, buscou-se discutir sobre as ações educativas realizadas nas aulas de disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I no contexto da formação inicial do pedagogo durante o Período Letivo Excepcional (PLE); analisar os saberes matemáticos emergidos nas vivências dos participantes durante o ERE; e evidenciar as contribuições do ERE e suas implicações como estratégia pedagógica para constituição dos saberes matemáticos na formação inicial do pedagogo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos de Bogdan e Biklen (1994) e Creswell (2007), com abordagem metodológica estudo de caso. Para a coleta de dados utilizamos a observação das aulas remotas em período emergencial, entrevista semiestruturada realizada pela plataforma de web conferência Google Meet, análise dos diários de bordo dos alunos que se configuram como cadernos de registros das aulas e de suas aprendizagens, plano de aula e de curso da disciplina. Participaram da pesquisa cinco discentes regularmente matriculados na disciplina referente à Matemática I, no curso de Pedagogia da UFAL. A análise de dados ancorou-se em alguns pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), e nos procedimentos utilizados por Santos (2009). Dessa maneira, mesmo com os desafios que surgiram na pandemia, os discentes durante o ERE construíram saberes matemáticos relacionados aos conteúdos, conceitos e propriedades da Matemática, bem como saberes pedagógicos desses conteúdos, a partir das metodologias que foram trabalhadas durante a disciplina. Os discentes puderam ampliar seus repertórios matemáticos e refletir acerca das possibilidades para o ensino da disciplina nos anos iniciais. |
Abstract: | With the advent of the Covid-19 Pandemic, which affected different spheres of human life around the world, the education of Pedagogues for teaching Mathematics was impacted by the changes and challenges arising from this scenario. This dissertation aims to investigate which mathematical knowledge the students of the UFAL Pedagogy course built in the discipline of Knowledge and Methodologies of Teaching Mathematics I, during remote classes in times of Covid-19. Specifically, we sought to discuss the educational actions carried out in the classes of Knowledge and Methodologies for Teaching Mathematics 1 in the context of the initial formation of the Pedagogue during the Exceptional Teaching Period (PLE); analyze the mathematical knowledge that emerged from the experiences of the participants during the ERE; and highlight the contributions of the ERE and its implications as a pedagogical strategy for the constitution of mathematical knowledge in the initial formation of the Pedagogue. In methodological terms, this is a qualitative research based on studies by Bogdan and Biklen (1994) and Creswell (2007), with a case study methodological approach. For data collection, we used observation of remote classes in an emergency period, semi-structured interviews carried out by the Google Meet web conference platform, analysis of student logbooks that are configured as notebooks for recording classes and their learning, lesson plan and the course of the discipline. Five students regularly enrolled in the discipline related to Mathematics I, in the Pedagogy course at UFAL, participated in the research. Data analysis was anchored in some assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2016), and in the procedures used by Santos (2009). In this way, even with the challenges that arose in the pandemic, students during the ERE built mathematical knowledge related to the contents, concepts and properties of Mathematics, as well as pedagogical knowledge of these contents, based on the methodologies that were worked on during the course. The students were able to expand their mathematical repertoires and reflect on the possibilities for teaching the discipline in the early years. |
Palavras-chave: | Pedagogo – Ensino de matemática Pedagogia – UFAL Ensino remoto – Matemática Education of the pedagogue Mathematics education Mathematical knowledge Emergency remote teaching Covid-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Alice Estefanie Pereira da. Formação do pedagogo para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Covid-19. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12016 |
Data do documento: | 14-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação do pedagogo para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental_ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Covid-19.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.