00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979996984946203pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Paulo Nin-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3756-1752pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180367432306483pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Flávia Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352644195248654pt_BR
dc.creatorOliveira, Danubia Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1648944861141384pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T21:01:53Z-
dc.date.available2023-06-11-
dc.date.available2023-07-11T21:01:53Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Danubia Silva de. O papel das imagens na compreensão textual no livro didático de língua portuguesa. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11758-
dc.description.abstractThe association of images with verbal texts constitutes a strategy that has been manifested in all societies since the first manuscripts. And, despite the fact that words and images are harmoniously articulated for the construction and apprehension of meanings in the texts, a change of approach is still necessary for the improvement of didactic-pedagogical practices of reading and comprehension of texts. Regarding the textbook in the context of Portuguese language classes, relating image to text in reading and textual comprehension practices is still a challenge that needs to be overcome, in order to develop in students different knowledge and skills, exploring all the information. contained in the text, including expressed by the images. In this sense, the present work aimed to analyze the role of images in textual understanding in a Portuguese language textbook Buriti Mais Português, 5th grade. The work was developed 4 from the analysis of the works of scholars such as Aguiar (2004), Belmiro (2000), Ota (2009), among others, on which the analyzes about the reading and comprehension activities of texts proposed in the aforementioned book were based. Portuguese language textbook for the 5th year of elementary school. It was found that the approaches, in most of the book, are not used as a resource for understanding, being reduced to the role of mere prop. The results point to the need to resignify the approaches carried out in the practices of text analysis so that the images are explored by the book considering the interrelation between image/writing, taking advantage of the potential of images in the construction of meanings in the text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagens – compreensão textualpt_BR
dc.subjectLivro didático de Portuguêspt_BR
dc.subjectImages – textual comprehensionpt_BR
dc.subjectPortuguese textbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO papel das imagens na compreensão textual no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe role images in the textual undertanding of the textbook portuguese languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA associação de imagens a textos verbais constitui uma estratégia que se manifesta em todas as sociedades desde os primeiros manuscritos. E, apesar do fato de que as palavras e as imagens se articulam harmoniosamente para a construção e apreensão de sentidos nos textos, ainda se faz necessária uma mudança de abordagem para o aprimoramento das práticas didático-pedagógicas de leitura e compreensão de textos. No que se refere ao livro didático no contexto das aulas de Língua Portuguesa, relacionar imagem ao texto nas práticas de leitura e compreensão textuais ainda constitui um desafio que precisa ser superado, de modo a desenvolver nos alunos diferentes conhecimentos e capacidades, explorando todas as informações contidas no texto, inclusive expressa pelas imagens. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o papel das imagens na compreensão textual em um livro didático de Língua Portuguesa Buriti Mais Português, 5o ano. O trabalho foi desenvolvido a partir da análise das obras de estudiosos como Aguiar (2004), Belmiro (2000), Ota (2009), entre outros, nos quais se basearam as análises acerca das atividades de leitura e compreensão de textos propostas no referido livro didático de Língua Portuguesa do 5o ano do ensino fundamental. Constatou-se que as abordagens, em boa parte do livro, não são utilizadas como recurso para compreensão, reduzindo-se ao papel de mero adereço. Os resultados apontam para a necessidade de ressignificação das abordagens realizadas nas práticas de análise de textos de modo que as imagens sejam exploradas pelo livro considerando a inter-relação imagem/escrita, aproveitando o potencial das imagens na construção de sentidos no texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel das imagens na compreensão textual no livro didático de língua portuguesa.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.