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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11691
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Regência virtual em tempos de pandemia: a experiência da Educação Física no Programa RP (RP) |
Autor(es): | Pereira, Bruno Victor Soares de Melo |
Primeiro Orientador: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Caetano, Antonio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Argenaz de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada ao longo de 18 meses no Programa de Residência Pedagógica (RP), no subprojeto Educação Física (EF), durante a segunda edição 2020-2022. O estudo tem características descritivas e abordagem qualitativa. Foram utilizados como procedimento (1) leitura dos documentos: projeto do Programa RP, plano de atividade, planejamento, planos de aulas, relatórios de regência e relatório de carga horária ancorados no ambiente virtual de aprendizagem do Programa RP subprojeto EF; (2) foi realizado uma análise das gravações realizadas a partir da plataforma google meet , sendo detectados as possibilidades e dificuldades em vídeo das regências e (3) foi construído junto a orientadora a estrutura da escrita do relato. Os resultados e discussão indicam que as ações formativas, ocasionaram a construção de 13 sínteses conteudistas, com temáticas transversais a Educação Física; documentações norteadoras; protocolos de segurança; acolhimento; inovações metodológicas. Na ambientação e observação semiestruturada, o residente é inserido ao contexto como espectador, contribuindo no seu processo reflexivo. A caracterização da escola campo, permite o residente ser inserido ao contexto escolar de forma virtual, através das gravações e imagens cedidas pelo professor preceptor. Todo este processo corrobora para a reflexão e construção do planejamento escolar. Portanto, a etapa de regência concede ao residente regente a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e da reflexão acerca das adversidades e enfrentamentos do cenário educacional. De forma conclusiva pode-se atribuir positivamente ao Programa RP, a oportunidade oferecida aos graduandos de institutos federais e sua contribuição para o processo de formação do residente por meio das variadas vivências ao longo de 18 meses. Portanto, o Programa RP, permite aos residentes regentes todo o suporte para que o fazer e pensar pedagógico ocorra de forma efetiva, consolidando ainda a parceria do Instituto e da escola campo em prol na melhoria da educação. |
Abstract: | The present work aims to report the experience lived over 18 months in the Pedagogical Residency Program (RP), in the Physical Education (PE) subproject, during the second edition 2020-2022. The study has descriptive characteristics and a qualitative approach. The procedure used was (1) reading of the documents: RP Program project, activity plan, planning, lesson plans, regency reports and workload report anchored in the virtual learning environment of the RP Program subproject EF; (2) an analysis of the recordings made from the google meet platform was carried out, detecting the possibilities and difficulties in video of the regencies and (3) the structure of writing the report was built together with the advisor. The results and discussion indicate that the training actions led to the construction of 13 content syntheses, with transversal themes to Physical Education; guiding documentation; security protocols; reception; methodological innovations. In the setting and semi-structured observation, the resident is inserted into the context as a spectator, contributing to their reflective process. The characterization of the field school allows the resident to be inserted into the school context in a virtual way, through the recordings and images provided by the preceptor teacher. This whole process contributes to the reflection and construction of school planning. Therefore, the regency stage grants the regent resident the applicability of the acquired knowledge and the reflection on the adversities and confrontations of the educational scenario. Conclusively, it can be positively attributed to the RP Program, the opportunity for graduates of federal institutes and its contribution to the resident training process through the varied experiences over 18 months. Therefore, the RP Program allows the regent residents all the support so that the pedagogical doing and thinking takes place effectively, further consolidating the partnership between the Institute and the rural school in favor of improving education. |
Palavras-chave: | Programa de Residência Pedagógica (Brasil) - Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior COVID-19 Educação Virtual Formação docente Virtual Regency Teacher training PR program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | PEREIRA, Bruno Victor Soares de Melo. Regência virtual em tempos de pandemia: a experiência da Educação Física no Programa RP (RP). 2023. 159 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11691 |
Data do documento: | 15-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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