00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Argenaz de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117171299720908pt_BR
dc.creatorPereira, Bruno Victor Soares de Melo-
dc.date.accessioned2023-07-03T21:39:12Z-
dc.date.available2023-05-29-
dc.date.available2023-07-03T21:39:12Z-
dc.date.issued2023-04-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruno Victor Soares de Melo. Regência virtual em tempos de pandemia: a experiência da Educação Física no Programa RP (RP). 2023. 159 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11691-
dc.description.abstractThe present work aims to report the experience lived over 18 months in the Pedagogical Residency Program (RP), in the Physical Education (PE) subproject, during the second edition 2020-2022. The study has descriptive characteristics and a qualitative approach. The procedure used was (1) reading of the documents: RP Program project, activity plan, planning, lesson plans, regency reports and workload report anchored in the virtual learning environment of the RP Program subproject EF; (2) an analysis of the recordings made from the google meet platform was carried out, detecting the possibilities and difficulties in video of the regencies and (3) the structure of writing the report was built together with the advisor. The results and discussion indicate that the training actions led to the construction of 13 content syntheses, with transversal themes to Physical Education; guiding documentation; security protocols; reception; methodological innovations. In the setting and semi-structured observation, the resident is inserted into the context as a spectator, contributing to their reflective process. The characterization of the field school allows the resident to be inserted into the school context in a virtual way, through the recordings and images provided by the preceptor teacher. This whole process contributes to the reflection and construction of school planning. Therefore, the regency stage grants the regent resident the applicability of the acquired knowledge and the reflection on the adversities and confrontations of the educational scenario. Conclusively, it can be positively attributed to the RP Program, the opportunity for graduates of federal institutes and its contribution to the resident training process through the varied experiences over 18 months. Therefore, the RP Program allows the regent residents all the support so that the pedagogical doing and thinking takes place effectively, further consolidating the partnership between the Institute and the rural school in favor of improving education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (Brasil) - Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação Virtualpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectVirtual Regencypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPR programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleRegência virtual em tempos de pandemia: a experiência da Educação Física no Programa RP (RP)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada ao longo de 18 meses no Programa de Residência Pedagógica (RP), no subprojeto Educação Física (EF), durante a segunda edição 2020-2022. O estudo tem características descritivas e abordagem qualitativa. Foram utilizados como procedimento (1) leitura dos documentos: projeto do Programa RP, plano de atividade, planejamento, planos de aulas, relatórios de regência e relatório de carga horária ancorados no ambiente virtual de aprendizagem do Programa RP subprojeto EF; (2) foi realizado uma análise das gravações realizadas a partir da plataforma google meet , sendo detectados as possibilidades e dificuldades em vídeo das regências e (3) foi construído junto a orientadora a estrutura da escrita do relato. Os resultados e discussão indicam que as ações formativas, ocasionaram a construção de 13 sínteses conteudistas, com temáticas transversais a Educação Física; documentações norteadoras; protocolos de segurança; acolhimento; inovações metodológicas. Na ambientação e observação semiestruturada, o residente é inserido ao contexto como espectador, contribuindo no seu processo reflexivo. A caracterização da escola campo, permite o residente ser inserido ao contexto escolar de forma virtual, através das gravações e imagens cedidas pelo professor preceptor. Todo este processo corrobora para a reflexão e construção do planejamento escolar. Portanto, a etapa de regência concede ao residente regente a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e da reflexão acerca das adversidades e enfrentamentos do cenário educacional. De forma conclusiva pode-se atribuir positivamente ao Programa RP, a oportunidade oferecida aos graduandos de institutos federais e sua contribuição para o processo de formação do residente por meio das variadas vivências ao longo de 18 meses. Portanto, o Programa RP, permite aos residentes regentes todo o suporte para que o fazer e pensar pedagógico ocorra de forma efetiva, consolidando ainda a parceria do Instituto e da escola campo em prol na melhoria da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regência virtual em tempos de pandemia a experiência da Educação Física no Programa RP (RP).pdf10.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.