Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11651
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia: um recorte do âmbito público e privado de ensino na cidade de Coruripe - Alagoas |
Autor(es): | Silva, José Lucas Santos |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Simone Affonso da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho |
Resumo: | O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento e disseminação da Covid-19 (SARS-COV2) que se perpetuou por 2020 e 2021. Este vírus acabou afetando diversos setores da sociedade e com a educação não foi diferente, logo, a educação precisou ser adaptada para o modelo remoto de ensino, substituindo assim, a sala de aula por telas de computadores ou smartphones por meio de uma interação completamente virtual seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e Secretaria de Educação de Alagoas. Assim, o trabalho teve por objetivo identificar e analisar os desafios para o ensino remoto de Geografia em duas instituições de ensino, pública e privada de nível médio localizadas na cidade de Coruripe – Alagoas em relação a Pandemia de Covid-19. A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, cujo a metodologia consistiu no levantamento de referencial bibliográfico e uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados entre coordenação escolar, professores e alunos das referidas instituições. Como resultado, constatou-se que entre os dois âmbitos de ensino da cidade em questão, o âmbito público de ensino foi mais afetado que o privado. |
Abstract: | The year 2020 was marked by the outbreak and spread of Covid-19 (SARS-COV-2) which continued through 2020 and 2021. This virus ended up affecting various sectors of society and education was no different, so education needed be adapted to the remote teaching model, thus replacing the classroom with computer screens or smartphones through a completely virtual interaction following the rules protected by the World Health Organization and the Alagoas Secretary of Education. Thus, the objective of this work was to identify and analyze the challenges for remote teaching of Geography in two educational institutions, public and private, located in the city of Coruripe - Alagoas in relation to the Covid-19 Pandemic. The research is of a qualitative and quantitative nature, whose methodology consisted of a bibliographic reference survey and a field research with the application of semi-structured obedience between school coordination, teachers and students of the mentioned institutions. As a result, it was found that between the two areas of education in the city in question, the public sphere of education was more affected than the private one. |
Palavras-chave: | Pandemias COVID-19 Ensino remoto - Coruripe (AL) Geografia Tecnologia Pandemic Remote teaching Geography Technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, José Lucas Santos. A pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia: um recorte do âmbito público e privado de ensino na cidade de Coruripe - Alagoas. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11651 |
Data do documento: | 17-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia - um recorte do âmbito.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.