00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Affonso da-
dc.contributor.referee2Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho-
dc.creatorSilva, José Lucas Santos-
dc.date.accessioned2023-06-27T18:03:52Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-06-27T18:03:52Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, José Lucas Santos. A pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia: um recorte do âmbito público e privado de ensino na cidade de Coruripe - Alagoas. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11651-
dc.description.abstractThe year 2020 was marked by the outbreak and spread of Covid-19 (SARS-COV-2) which continued through 2020 and 2021. This virus ended up affecting various sectors of society and education was no different, so education needed be adapted to the remote teaching model, thus replacing the classroom with computer screens or smartphones through a completely virtual interaction following the rules protected by the World Health Organization and the Alagoas Secretary of Education. Thus, the objective of this work was to identify and analyze the challenges for remote teaching of Geography in two educational institutions, public and private, located in the city of Coruripe - Alagoas in relation to the Covid-19 Pandemic. The research is of a qualitative and quantitative nature, whose methodology consisted of a bibliographic reference survey and a field research with the application of semi-structured obedience between school coordination, teachers and students of the mentioned institutions. As a result, it was found that between the two areas of education in the city in question, the public sphere of education was more affected than the private one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino remoto - Coruripe (AL)pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia: um recorte do âmbito público e privado de ensino na cidade de Coruripe - Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 foi marcado pelo surgimento e disseminação da Covid-19 (SARS-COV2) que se perpetuou por 2020 e 2021. Este vírus acabou afetando diversos setores da sociedade e com a educação não foi diferente, logo, a educação precisou ser adaptada para o modelo remoto de ensino, substituindo assim, a sala de aula por telas de computadores ou smartphones por meio de uma interação completamente virtual seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e Secretaria de Educação de Alagoas. Assim, o trabalho teve por objetivo identificar e analisar os desafios para o ensino remoto de Geografia em duas instituições de ensino, pública e privada de nível médio localizadas na cidade de Coruripe – Alagoas em relação a Pandemia de Covid-19. A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, cujo a metodologia consistiu no levantamento de referencial bibliográfico e uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados entre coordenação escolar, professores e alunos das referidas instituições. Como resultado, constatou-se que entre os dois âmbitos de ensino da cidade em questão, o âmbito público de ensino foi mais afetado que o privado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pandemia de COVID-19, o ensino remoto e a geografia - um recorte do âmbito.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.