00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11628
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memorial estágio supervisionado: sobre a formação inicial em história
Autor(es): Rocha, José Felipe Moura da
Primeiro Orientador: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, José Roberto Santos
Resumo: A experiência nos estágios supervisionados consegue mostrar com clareza todas as dificuldades e oportunidades dentro da escola pública referente ao aprendizado dos alunos e também do estagiário, que consegue, dentro dos obstáculos que surgem, realizar uma troca de conhecimento produtiva, mediante às possibilidades. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre como a escola pública é precária em sua estrutura e equipamento para possibilitar aulas mais dinâmicas, além da dificuldade para conseguir realizar aulas de campo, mas também explanar as diversas artimanhas que se consegue aprender para conseguir, com as condições que tem, dar uma aula de qualidade, onde a troca de conhecimento com os alunos é produtiva. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como o modelo tradicional influencia de forma positiva ou negativa do conhecimento dos alunos e como aulas mais práticas e dinâmicas poderiam melhorar, aprimorar, o aprendizado.
Abstract: The experience in supervised internships manages to clearly show all the difficulties and opportunities within the public school regarding the learning of students and also of the intern, who manages, within the obstacles that arise, to carry out a productive exchange of knowledge, through the possibilities. The central objective of the work is to approach and analyze how the public school is precarious in its structure and equipment to enable more dynamic classes, in addition to the difficulty in achieving field classes, but also to explain the various tricks that can be learned to achieve, with the conditions it has, to teach a quality class, where the exchange of knowledge with students is productive. Therefore, it is proposed to present reflections and analyze how the traditional model positively or negatively influences students' knowledge and how more practical and dynamic classes could improve, enhance, learning.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Escola pública
Prática de ensino – História
Internship
Didactic
Public school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: ROCHA, José Felipe Moura da. Memorial estágio supervisionado: sobre a formação inicial em história. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11628
Data do documento: 16-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial estágio supervisionado - sobre a formação inicial em história.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.