00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664387016139320pt_BR
dc.contributor.referee1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.referee2Paiva, Artur Piatti Oiticica de-
dc.creatorSilva, Rafaela Alves da-
dc.date.accessioned2023-06-26T20:23:14Z-
dc.date.available2023-05-18-
dc.date.available2023-06-26T20:23:14Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Alves da. O impacto da ausência de planejamento das ações de mobilidade urbana na experiência de viagem do usuário da cidade de Maceió. 2023. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11625-
dc.description.abstractThe process of construction and organization of urban centers took place with the segregation of access to the city for the lowest social class. Attached to this fact, historically mobility actions in Brazil prioritize the use of cars, triggering, with population growth, complex challenges in urban mobility. With the goal of developing sustainable cities, prioritizing active transport and pedestrian interaction with the public space, short, medium and long term solutions were proposed and sanctioned in Law n° 12.587, 2012, and has as basis the implementation of the Urban Mobility Plan. That said, the present work aims to identify the needs of Maceio citizens, weighing their level of satisfaction in interacting with the city, by a questionnaire applied to the population of the town, with the purpose of diagnosing whether the solutions presented by Organs competent bodies currently respond to the most latent difficulties of the population through the analysis of data collected in interviews and questionnaires, comparing with development metrics; such as the Urban Mobility Plan itself and the UN Sustainable Development Goals, with the aim of opening up possibilities for a path with a better alignment between the actions taken by managements Organs and the needs perceived by the user. By verifying the data collected and the information made available by management organs, it was possible to perceive the need to include all the stakeholders involved in the process of elaborating a PMU, mainly those who are most impacted by it: society; as well as the urgency of drawing up and implementing the Urban Mobility Plan in Maceió.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectPlano de mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSistemas de transportespt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectUrban Mobility Planpt_BR
dc.subjectTransport Systemspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleO impacto da ausência de planejamento das ações de mobilidade urbana na experiência de viagem do usuário da cidade de Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO processo de construção e organização dos centros urbanos se deu com a segregação de acesso à cidade para a classe social mais baixa. Atrelado a este fato, historicamente as ações de mobilidade no Brasil priorizam a utilização de automóveis, desencadeando, com o crescimento populacional, desafios cada vez mais complexos em mobilidade urbana. Visando desenvolver cidades sustentáveis, priorizando o transporte ativo e a interação do pedestre com o espaço público, soluções a curto, médio e longo prazo, foram propostas na Lei n.º 12.587, sancionada em 2012, que possui como base a implementação do Plano de Mobilidade Urbana. Isto posto, o presente trabalho visa identificar as necessidades do cidadão maceioense ponderando seu nível de satisfação na interação com a cidade, por um questionário aplicado com a população do município, com a finalidade de diagnosticar se as soluções apresentadas pelos órgãos competentes atualmente respondem às dificuldades mais latentes da população através da análise de dados coletados em entrevistas e questionários aplicados, comparando com métricas de desenvolvimento; como o próprio Plano de Mobilidade Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com objetivo de abrir possibilidade para um caminho onde haja maior alinhamento entre as ações tomadas pelos órgãos gestores e as necessidades percebidas pelo usuário. Por meio da verificação dos dados coletados e das informações disponibilizadas pelos órgãos gestores foi possível perceber a necessidade de inclusão de todos os stakeholders envolvidos no processo de elaboração de um PMU, principalmente os que mais são impactados por ele: a sociedade, bem como a urgência de elaboração e implementação do Plano de Mobilidade Urbana em Maceió.pt_BR
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