00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11618
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viabilidade de implementação de políticas públicas de gestão de mobilidade na cidade de Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Feasibility of Implementing Public Policies for Mobility Management in the City of Maceió-AL
Autor(es): Oliveira, Mateus Felipe Marques de
Primeiro Orientador: Espíndola, Aline Calheiros
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alexandre Lima Marques da
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Artur Piatti Oiticica de
Resumo: Os níveis cada vez mais altos de congestionamento e poluição, que afetam diretamente aspectos relacionados à produtividade, à saúde e a economia pública, bem como à mudança climática global, despertaram entes políticos para a necessidade de abandonar a ideia de que a solução para reduzir os impactos negativos inerentes à utilização do automóvel reside na construção de novas rodovias e estradas. Pelo contrário, a fim de mitigar estes impactos, é necessário implementar políticas públicas que desestimulem esta utilização e, ao mesmo tempo, promovam meios alternativos que estejam atrelados a uma mobilidade urbana sustentável. Nesse contexto, a Gestão de Mobilidade surge como uma ferramenta que visa reverter o cenário atual, viabilizando a promoção de uma mobilidade sustentável. Sendo assim, este trabalho visa analisar o potencial de aplicação de estratégias de Gestão de Mobilidade, a saber: tarifação de estacionamento, precificação de emissões, precificação de congestionamento, realocação de espaço viário para pessoas, zonas de tráfego limitado e rodízio veicular, no contexto do centro da cidade de Maceió-AL. Para tanto, coletaram-se exemplos de implementação das referidas estratégias em cidades no Brasil e no mundo, a fim de verificar os desafios inerentes à sua adoção. Ademais, foram enfatizadas políticas públicas que não incluem em seu escopo uma compensação financeira por parte dos motoristas. Nesse interim, a partir dos estudos de caso detalhados, determinaram-se parâmetros para averiguar à viabilidade de implementação das referidas políticas em nove ruas localizadas no centro da cidade de Maceió, das quais 3 foram priorizadas no estudo em questão, a saber: Rua da Alegria, Rua Dois de Dezembro e Rua Augusta. Os resultados obtidos demonstraram que as políticas públicas de realocação do espaço viário para pessoas possuem maior potencial de aplicabilidade no contexto do centro da cidade de Maceió, visto que a estas está associado um menor grau de complexidade tecnológica, política e financeira. Nesse contexto, com base nos dados obtidos, sugeriu-se que a Rua da Alegria torne-se uma rua exclusiva para pedestres e que a Rua Dois de Dezembro torne-se uma rua completa. Ademais, no que se refere à Rua Augusta, apenas recomendou-se o alargamento de suas calçadas.
Abstract: The increasing levels of congestion and pollution, which directly affect aspects related to productivity, health and public economy, as well as global climate change, have awakened political entities to the need to abandon the idea that the solution to reduce the negative impacts inherent to the use of automobiles lies in the construction of new highways and roads. On the contrary, in order to mitigate these impacts, it is necessary to implement public policies that discourage this use and, at the same time, promote alternative means that are linked to sustainable urban mobility. In this context, Mobility Management emerges as a tool that aims to reverse the current scenario, enabling the promotion of sustainable mobility. Thus, this work aims to analyze the potential for applying Mobility Management strategies, namely: parking pricing, emission pricing, congestion pricing, reallocation of road space for people, limited traffic zones and vehicle rotation, in the context of downtown Maceió-AL. To this end, examples of implementation of these strategies in cities in Brazil and worldwide were collected in order to verify the challenges inherent to their adoption. Furthermore, public policies that do not include in their scope a financial compensation by the drivers were emphasized. In the meantime, from the detailed case studies, parameters were determined to investigate the feasibility of implementing these policies in nine streets located in downtown Maceió, three of which were prioritized in the study in question, namely: Alegria Street, Dois de Dezembro Street and Augusta Street. The results obtained showed that public policies for the reallocation of road space for people have greater potential for applicability in the context of downtown Maceió, since these are associated with a lower degree of technological, political and financial complexity. In this context, based on the data obtained, it was suggested that Alegria Street becomes an exclusive pedestrian street and Dois de Dezembro Street becomes a complete street. Moreover, as far as Rua Augusta is concerned, it was only recommended that its sidewalks be widened.
Palavras-chave: Mobilidade urbana – Gestão
Políticas públicas
Mobilidade urbana sustentável
Urban Mobility - Management
Public policy
Sustainable urban mobility
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: OLIVEIRA, Mateus Felipe Marques de. Viabilidade de implementação de políticas públicas de gestão de mobilidade na cidade de Maceió-AL. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11618
Data do documento: 14-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viabilidade de implementação de políticas públicas de gestão de mobilidade na cidade de Maceió-AL.pdf3.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.