Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11454
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A história da física como ferramenta de ensino para a educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The history of physics as a teaching tool for basic education |
Autor(es): | Oliveira, Josivaldo de |
Primeiro Orientador: | Almeida, Guilherme Martins Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Elton Malta |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Anielle Christine Almeida |
Resumo: | Atualmente o ensino da física, tem a tendência de focar na aplicação prática e na resolução de problemas, os professores redescobriram a recapitulação do conhecimento, possibilitando a eles de recorrer à analogia entre o crescimento do conhecimento individual e do coletivo. A física devido a sua grande abrangência nas leis que regem a natureza e o seu comportamento é uma disciplina complexa, tanto em seu ensino como na sua interpretação. Com a finalidade que os conteúdos abordados pudessem formar construções de conhecimentos para provocar um verdadeiro debate em torno do ensino da física, considerando as concepções dos estudiosos e pesquisadores selecionados para tal discussão. Ao final deste estudo espera-se compreender que abordando a física e sua história de forma contextualizada, possa ser constatado que o ensino da física vem se tornando mais atrativo para a aprendizagem dos alunos, pois, estes se sentem motivados a relacionar a física aos fatos históricos, bem como a sua aplicabilidade na vida cotidiana. |
Abstract: | Currently the teaching of physics, has the tendency to focus on practical application and problem solving, teachers rediscovered the recapitulation of knowledge, enabling them to resort to the analogy between the growth of individual and collective knowledge. Physics due to its wide scope in the laws governing nature and its behavior is a complex discipline, both in its teaching and in its interpretation. In order that the contents addressed could form constructions of knowledge to provoke a real debate around the teaching of physics, considering the conceptions of scholars and researchers selected for such discussion. At the end of this study it is expected to understand that approaching physics and its history in a contextualized way, it can be found that the teaching of physics has become more feel motivated to relate physics to historical facts, as well as its applicability in everyday life. |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Ferramenta de ensino Física - História Physics - Study and teaching Teaching tool Physics - History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Josivaldo de. A história da física como ferramenta de ensino para a educação básica. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11454 |
Data do documento: | 12-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A história da física como ferramenta de ensino para a educação básica.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.