Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ivanildo Gomes dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8645485364498015 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5853806544062509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Andréa Giordanna Araújo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3924698852145134 | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Regina de Fatima Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8734880949806262 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T19:49:31Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30 | - |
dc.date.available | 2023-05-30T19:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Regina de Fatima Souza. O ensino de História e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste. 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, curso de pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388 | - |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - Norte e Nordeste. | pt_BR |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de uma análise documental, que procurou investigar os PPC’s de pedagogia das Universidades Públicas do Norte e Nordeste e sua relação com o ensino de história e a história local, tentando compreender que lacunas são explicitas ou não ao fazermos uma análise mais criteriosa tendo como objeto de nossa pesquisa a história local. Buscamos entender como o ensino da História Local se apresenta na formação do pedagogo. Tivemos como objetivo conhecer e analisar os conteúdos do ensino da História Local inclusos nos currículos dos Cursos de Pedagogia de 16 (dezesseis) Universidades Públicas das regiões Norte e Nordeste, com ênfase nas capitais dos estados. A catalogação de dados da pesquisa ocorreu nos sites institucionais das referidas Universidades no período de 2019 a 2021. Como aporte teórico, nos apropriamos das discussões de Silva e Fonseca (2007), Sônia Nikitiuk (2004), Selva Guimarães Fonseca (2006), Raphael Samuel (1990 Paulo Knauss (2004), José D’Assunção (2004), Horn e Germinari (2011). Podemos perceber como o trabalho da história local ainda é muito frágil dentro das Universidades e como resultado temos um esvaziamento ou uma superficialidade no trato das relações histórias que podem favorecer e a formação da identidade profissional e social do professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história e a história local - uma análise dos PPCs dos cursos de Pedagogia do Norte e Nordeste.pdf | 600.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.