00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645485364498015pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5853806544062509pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Andréa Giordanna Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924698852145134pt_BR
dc.creatorVieira, Regina de Fatima Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734880949806262pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T19:49:31Z-
dc.date.available2023-05-30-
dc.date.available2023-05-30T19:49:31Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationVIEIRA, Regina de Fatima Souza. O ensino de História e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordeste. 2023. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, curso de pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11388-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de História - Norte e Nordeste.pt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ensino de história e a história local: uma análise dos Ppcs dos cursos de pedagogia no norte e nordestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma análise documental, que procurou investigar os PPC’s de pedagogia das Universidades Públicas do Norte e Nordeste e sua relação com o ensino de história e a história local, tentando compreender que lacunas são explicitas ou não ao fazermos uma análise mais criteriosa tendo como objeto de nossa pesquisa a história local. Buscamos entender como o ensino da História Local se apresenta na formação do pedagogo. Tivemos como objetivo conhecer e analisar os conteúdos do ensino da História Local inclusos nos currículos dos Cursos de Pedagogia de 16 (dezesseis) Universidades Públicas das regiões Norte e Nordeste, com ênfase nas capitais dos estados. A catalogação de dados da pesquisa ocorreu nos sites institucionais das referidas Universidades no período de 2019 a 2021. Como aporte teórico, nos apropriamos das discussões de Silva e Fonseca (2007), Sônia Nikitiuk (2004), Selva Guimarães Fonseca (2006), Raphael Samuel (1990 Paulo Knauss (2004), José D’Assunção (2004), Horn e Germinari (2011). Podemos perceber como o trabalho da história local ainda é muito frágil dentro das Universidades e como resultado temos um esvaziamento ou uma superficialidade no trato das relações histórias que podem favorecer e a formação da identidade profissional e social do professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história e a história local - uma análise dos PPCs dos cursos de Pedagogia do Norte e Nordeste.pdf600.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.