Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jorge Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1567807389292654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2765870601121879 | pt_BR |
dc.creator | Alves, Gessylia Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4531250887584268 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T19:23:05Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30 | - |
dc.date.available | 2023-05-30T19:23:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Gessylia Moura. Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto. | pt_BR |
dc.subject | Covid-19. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e professoras do ensino Básico em escolas da cidade de Natal-RN no processo de ensino e aprendizagem no período de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo. baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico acerca das categorias: estratégias de ensino; dificuldades encontradas; usos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TDIC’s), em plataformas acadêmicas tais como, Scielo e Google Acadêmico. No segundo momento realizou-se uma coleta de dados primários acerca da prática docente durante a pandemia, para tanto foi elaborado um questionário virtual, com perguntas abertas e fechadas, encaminhada para professores e professoras que atuam em sua maioria na rede pública de ensino do município de Natal-RN e estavam matriculados no Centro Estadual de Capacitação de Professores no decorrer da pesquisa. Na terceira etapa, realizou-se as análises e discussões dos dados coletados com base nas leituras realizadas ao longo da realização deste trabalho. Como resultados, percebeu-se que o cenário da pandemia exigiu dos docentes uma maior adequação de suas práticas e estratégias de ensino, como também possibilitou conhecer os desafios que ainda precisam ser superados na área educacional, a exemplo o uso de tecnologias na educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pandemia e prática docente - as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino emergencial.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.