00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11322
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Duplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Doubly neglected: how tuberculosis is addressed in high school textbooks
Autor(es): Lima, Leonardo Vinícius da Silva
Primeiro Orientador: Mendonça, Luana Marina de Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Thais Fernanda de Campos Fraga da
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: A Tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade e é considerada uma doença ainda preocupante na nossa sociedade, sendo negligenciada pelo sistema público de ensino e pela sociedade. O sistema educacional pode funcionar como agente no combate e prevenção de doenças, como as negligenciadas, promovendo o conhecimento sobre as mesmas através das aulas ou do material didático. O livro didático possui papel fundamental no ensino tanto para o aluno quanto para o professor e pode ser uma importante ferramenta para a promoção dos ensinamentos sobre a saúde pública. Nesse sentido, esse estudo visa compreender como os livros didáticos de escolas públicas e privadas abordam o conteúdo de Tuberculose e se existe diferença na abordagem nas diferentes redes de ensino. Os livros de biologia do ensino médio de seis escolas (três públicas e três privadas) do município de União dos Palmares (Alagoas) foram coletados e analisados de forma qualitativa, buscando identificar se e como o conteúdo relacionado à Tuberculose é abordado. Dos 46 livros coletados (32 do ensino privado e 14 do público), seis (cinco do ensino privado e um do público) apresentavam conteúdo sobre Tuberculose. O conteúdo sobre Tuberculose é apresentado de forma simplificada em todos os livros, porém o único da rede pública é o que possui mais informações sobre a doença. A rede privada de ensino apresentou mais eficácia no que diz respeito à presença do conteúdo de Tuberculose, pois ao menos um dos livros das três escolas abordava o assunto, enquanto apenas um livro utilizado em uma escola da rede pública continha esse conteúdo. Diante dos resultados fica claro a importância do professor no processo de ensino e aprendizagem dos assuntos para além do livro didático e também da importância de um maior cuidado na elaboração dos conteúdos sobre saúde pública nesses materiais, visando atender às necessidades da sociedade, como o combate a doenças negligenciadas que afetam principalmente as populações mais pobres.
Abstract: Tuberculosis is one of the oldest diseases of humanity and is still a worrying disease in our society, namely neglected by the public education system and by society. The educational system can act as agents in combating and preventing diseases, such as neglected ones, promoting knowledge about them through classes or didactic material. The textbook plays a fundamental role in teaching both for the student and for the teacher and can be an important tool for promoting teaching on public health. In this sense, this study aims to understand how the textbooks of public and private schools address the content of tuberculosis and whether there is a difference in the approach in the different educational systems. Secondary school biology textbooks from six schools (three public and three private) in the municipality of União dos Palmares (Alagoas) were collected and analyzed qualitatively, seeking to identify whether and how content related to tuberculosis is addressed. Of the 46 books collected (32 from private schools and 14 from public schools), six (five from private schools and one from public schools) had content on tuberculosis. The content on tuberculosis is presented in a simplified way in all books, but the only one in the public network is the one with more information about the disease. The private education network was more effective with regard to the presence of tuberculosis content, as at least one of the books from the three schools addressed the subject, while only one book used in a public school presented this content. Faced with the results, it is clear the importance of the teacher in the teaching and learning process of subjects beyond the textbook and the importance of greater care in the elaboration of contents on public health, aiming to meet the needs of society, such as the fight against neglected diseases that mainly affect the poorest populations.
Palavras-chave: Doenças negligenciadas
Ciências - Estudo e ensino
Livro didático
Saúde pública
Tuberculose
Neglected diseases
Public health
Science teaching
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: LIMA, Leonardo Vinícius da Silva. Duplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médio. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11322
Data do documento: 22-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Duplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médiof1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.