00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Luana Marina de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587413786768357pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thais Fernanda de Campos Fraga da-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.creatorLima, Leonardo Vinícius da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-25T17:17:54Z-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-25T17:17:54Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationLIMA, Leonardo Vinícius da Silva. Duplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médio. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11322-
dc.description.abstractTuberculosis is one of the oldest diseases of humanity and is still a worrying disease in our society, namely neglected by the public education system and by society. The educational system can act as agents in combating and preventing diseases, such as neglected ones, promoting knowledge about them through classes or didactic material. The textbook plays a fundamental role in teaching both for the student and for the teacher and can be an important tool for promoting teaching on public health. In this sense, this study aims to understand how the textbooks of public and private schools address the content of tuberculosis and whether there is a difference in the approach in the different educational systems. Secondary school biology textbooks from six schools (three public and three private) in the municipality of União dos Palmares (Alagoas) were collected and analyzed qualitatively, seeking to identify whether and how content related to tuberculosis is addressed. Of the 46 books collected (32 from private schools and 14 from public schools), six (five from private schools and one from public schools) had content on tuberculosis. The content on tuberculosis is presented in a simplified way in all books, but the only one in the public network is the one with more information about the disease. The private education network was more effective with regard to the presence of tuberculosis content, as at least one of the books from the three schools addressed the subject, while only one book used in a public school presented this content. Faced with the results, it is clear the importance of the teacher in the teaching and learning process of subjects beyond the textbook and the importance of greater care in the elaboration of contents on public health, aiming to meet the needs of society, such as the fight against neglected diseases that mainly affect the poorest populations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoenças negligenciadaspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectTuberculosept_BR
dc.subjectNeglected diseasespt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDuplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDoubly neglected: how tuberculosis is addressed in high school textbookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade e é considerada uma doença ainda preocupante na nossa sociedade, sendo negligenciada pelo sistema público de ensino e pela sociedade. O sistema educacional pode funcionar como agente no combate e prevenção de doenças, como as negligenciadas, promovendo o conhecimento sobre as mesmas através das aulas ou do material didático. O livro didático possui papel fundamental no ensino tanto para o aluno quanto para o professor e pode ser uma importante ferramenta para a promoção dos ensinamentos sobre a saúde pública. Nesse sentido, esse estudo visa compreender como os livros didáticos de escolas públicas e privadas abordam o conteúdo de Tuberculose e se existe diferença na abordagem nas diferentes redes de ensino. Os livros de biologia do ensino médio de seis escolas (três públicas e três privadas) do município de União dos Palmares (Alagoas) foram coletados e analisados de forma qualitativa, buscando identificar se e como o conteúdo relacionado à Tuberculose é abordado. Dos 46 livros coletados (32 do ensino privado e 14 do público), seis (cinco do ensino privado e um do público) apresentavam conteúdo sobre Tuberculose. O conteúdo sobre Tuberculose é apresentado de forma simplificada em todos os livros, porém o único da rede pública é o que possui mais informações sobre a doença. A rede privada de ensino apresentou mais eficácia no que diz respeito à presença do conteúdo de Tuberculose, pois ao menos um dos livros das três escolas abordava o assunto, enquanto apenas um livro utilizado em uma escola da rede pública continha esse conteúdo. Diante dos resultados fica claro a importância do professor no processo de ensino e aprendizagem dos assuntos para além do livro didático e também da importância de um maior cuidado na elaboração dos conteúdos sobre saúde pública nesses materiais, visando atender às necessidades da sociedade, como o combate a doenças negligenciadas que afetam principalmente as populações mais pobres.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Duplamente negligenciada: como a tuberculose é abordada nos livros didáticos do ensino médiof1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.