00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11321
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Conexões de saberes” e o ensino de biologia: implicações da extensão na formação inicial docente
Autor(es): Mendes, Jayanna Keylla
Primeiro Orientador: Nicácio, Saulo Verçosa
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: O presente trabalho é um relato de experiência no Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, ocorrido no segundo semestre de 2022. O programa tem por finalidade responder, de modo eficiente ao desafio de construir espaços comuns de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e a Sociedade, nele é executado o curso Pré-vestibular Comunitário, que visa dar condição ao estudante oriundo de Escola Pública, a participar do Processo Seletivo da UFAL e/ou outras IESs públicas ou privada. Nessa perspectiva, o CS vem contribuindo para a inclusão dos jovens das classes populares, além de oferecer condições para a realização de atividades de formação dos universitários. A intenção deste trabalho é identificar as implicações do Projeto de Extensão Conexões de Saberes na formação inicial docente em Ciências biológicas, que atua no projeto como monitor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso, se torna importante conhecer a função dos projetos extensionistas e identificar quais as potencialidades e limitações vividas pelo monitor, e por fim, compreender se as ações praticadas no projeto cumprem seus objetivos. Nesse relato, foi utilizado o método qualitativo descritivo, e através de pesquisa documental foram feitas análises das contribuições da monitoria de Biologia no Conexões de Saberes na formação inicial docente. Além disso, são exploradas as atividades do Cursinho Pré-Enem Comunitário Conexões de Saberes, bem como as atividades específicas da monitoria de Biologia. Através deste projeto foi possível iniciar a prática docente, e superar diversas dificuldades pertinentes ao ‘’ser professor’’, diante da necessidade de uma formação docente sólida que prepare os licenciandos teórica e metodologicamente. Através de projetos como o Pré-Enem comunitário Conexões de Saberes licenciandos tem a oportunidade de dar início a prática docente, aprendem a solucionar problemas pertinentes a profissão, além de superar dificuldades, e não menos importante, conseguem perceber se estão de fato seguindo a profissão que almejam para a vida.
Abstract: The present work is an experience report on the Conexões de Saberes Program: dialogues between the university and popular communities, which took place in the second half of 2022. The program aims to respond, efficiently, to the challenge of building common spaces for exchanging knowledge and activities between the University and Society, the Community Pre-university course is run there, which aims to provide conditions for students from Public Schools to participate in the Selection Process at UFAL and/or other public or private HEIs. From this perspective, the CS has contributed to the inclusion of young people from the popular classes, in addition to offering conditions for carrying out training activities for university students. The intention of this work is to identify the implications of the Conexões de Saberes Extension Project in initial teacher training in Biological Sciences, who works in the project as a monitor of Natural Sciences and their Technologies. To achieve this, it is important to know the function of extension projects and identify the potentialities and limitations experienced by the monitor, and finally, understand whether the actions carried out in the project meet their objectives. In this report, the qualitative descriptive method was used, and through documentary research, analyzes were made of the contributions of Biology monitoring at Conexões de Saberes in initial teacher training. In addition, the activities of the Conexões de Saberes Community Pre-Enem Course are explored, as well as the specific activities of Biology monitoring. Through this project, it was possible to start teaching practice, and overcome several difficulties pertinent to “being a teacher”, given the need for solid teaching training that prepares graduates theoretically and methodologically. Through projects such as the community Pre-Enem Conexões de Saberes, undergraduate students have the opportunity to begin their teaching practice, learn to solve problems pertinent to the profession, in addition to overcoming difficulties, and last but not least, they are able to understand whether they are actually following the profession. that they want in life.
Palavras-chave: Extensão universitária
Formação inicial do professor
Biociências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: MENDES, Jayanna Keylla. “Conexões de saberes” e o ensino de biologia: implicações da extensão na formação inicial docente. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11321
Data do documento: 20-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Conexões de saberes” e o ensino de biologia - implicações da extensão na formação inicial docente.pdf567 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.