Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11320
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As estratégias no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual e baixa visão: uma proposição metodológica |
Título(s) alternativo(s): | Strategies in biology teaching for students with visual impairment and low vision: a methodological proposition |
Autor(es): | Ferreira, Fernanda Lima |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Francisco, Deise Juliana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposição metodológica voltada para pessoas com deficiência visual e com baixa visão. A proposta consiste na elaboração de uma sequência didática que inclui uma maquete adaptada aos alunos com deficiência visual, tendo como questão norteadora: Como elaborar uma proposta metodológica inclusiva para alunos com deficiência visual e baixa visão? A questão proposta se deu por perceber que no Brasil, meio milhão de pessoas têm deficiência visual e com baixa visão, com isso, em algum momento da vida estas pessoas passarão pela escola e dessa forma precisarão de metodologias adaptadas para conseguir construir o conhecimento. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma estratégia metodológica inclusiva para alunos com deficiência visual e baixa visão. As metodologias mais citadas na literatura e aqui apresentadas são as sequências didáticas como forma de ensino continuado, as maquetes adaptadas e a adequação dessas metodologias ao braille. O objeto de estudo deste trabalho foram as metodologias unificadas. Este trabalho teve uma metodologia de abordagem qualitativa descritiva onde foram produzidos uma sequência didática e uma maquete adaptada a deficientes visuais e com baixa visão sustentadas pela literatura e tendo como objetivo inspirar outros professores a elaborarem essas técnicas com outros conteúdos. |
Abstract: | This work consists of a methodological proposal aimed at people with visual impairment and low vision. The proposal consists in the development of a didactic sequence that includes a scale model adapted to students with visual impairment, having as a guiding question: How to develop an inclusive methodological proposal for students with visual impairment and low vision? The proposed question was posed by realizing that in Brazil, half a million people have visual impairment and low vision, so at some point in life these people will go through the school and thus need adapted methodologies to be able to build knowledge. The general objective of this work was to propose an inclusive methodological strategy for students with visual impairment and low vision. The methodologies most often mentioned in the literature and presented here are the didactic sequences as a form of continued education, the adapted models and the adaptation of these methodologies to Braille. The object of study of this work was the unified methodologies. This work had a qualitative descriptive approach methodology where a didactic sequence and a model adapted to visually impaired and low vision people were produced, supported by the literature and aiming to inspire other teachers to develop these techniques with other contents. |
Palavras-chave: | Estudantes com deficiência visual Educação especial Biologia - Estudo e ensino Visual impairment Special education Teaching biology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | FERREIRA, Fernanda Lima. As estratégias no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual e baixa visão: uma proposição metodológica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11320 |
Data do documento: | 2-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As estratégias no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual e baixa visão - uma proposição metodológica.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.