00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.creatorFerreira, Fernanda Lima-
dc.date.accessioned2023-05-25T16:56:54Z-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-25T16:56:54Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda Lima. As estratégias no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual e baixa visão: uma proposição metodológica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11320-
dc.description.abstractThis work consists of a methodological proposal aimed at people with visual impairment and low vision. The proposal consists in the development of a didactic sequence that includes a scale model adapted to students with visual impairment, having as a guiding question: How to develop an inclusive methodological proposal for students with visual impairment and low vision? The proposed question was posed by realizing that in Brazil, half a million people have visual impairment and low vision, so at some point in life these people will go through the school and thus need adapted methodologies to be able to build knowledge. The general objective of this work was to propose an inclusive methodological strategy for students with visual impairment and low vision. The methodologies most often mentioned in the literature and presented here are the didactic sequences as a form of continued education, the adapted models and the adaptation of these methodologies to Braille. The object of study of this work was the unified methodologies. This work had a qualitative descriptive approach methodology where a didactic sequence and a model adapted to visually impaired and low vision people were produced, supported by the literature and aiming to inspire other teachers to develop these techniques with other contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeaching biologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAs estratégias no ensino de biologia para estudantes com deficiência visual e baixa visão: uma proposição metodológicapt_BR
dc.title.alternativeStrategies in biology teaching for students with visual impairment and low vision: a methodological propositionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma proposição metodológica voltada para pessoas com deficiência visual e com baixa visão. A proposta consiste na elaboração de uma sequência didática que inclui uma maquete adaptada aos alunos com deficiência visual, tendo como questão norteadora: Como elaborar uma proposta metodológica inclusiva para alunos com deficiência visual e baixa visão? A questão proposta se deu por perceber que no Brasil, meio milhão de pessoas têm deficiência visual e com baixa visão, com isso, em algum momento da vida estas pessoas passarão pela escola e dessa forma precisarão de metodologias adaptadas para conseguir construir o conhecimento. O objetivo geral deste trabalho foi propor uma estratégia metodológica inclusiva para alunos com deficiência visual e baixa visão. As metodologias mais citadas na literatura e aqui apresentadas são as sequências didáticas como forma de ensino continuado, as maquetes adaptadas e a adequação dessas metodologias ao braille. O objeto de estudo deste trabalho foram as metodologias unificadas. Este trabalho teve uma metodologia de abordagem qualitativa descritiva onde foram produzidos uma sequência didática e uma maquete adaptada a deficientes visuais e com baixa visão sustentadas pela literatura e tendo como objetivo inspirar outros professores a elaborarem essas técnicas com outros conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.