Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11316
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e biologia nos estágios supervisionados de ensino em modalidade de ensino remoto emergencial |
Título(s) alternativo(s): | The use of gamification as an alternative for teaching science and biology in supervised teaching internships in emergency remote teaching |
Autor(es): | Santos, Maria Eduarda Omena dos |
Primeiro Orientador: | Mota, Maria Danielle Araujo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nicácio, Saulo Verçosa |
Resumo: | Mediante ao isolamento social iniciado em março de 2020 que possibilitou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o presente trabalho envolve um relato de experiência referente aos projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos durante o Estágios Supervisionados III e IV (ES) em Ensino de Ciências e Biologia (ECB) na modalidade remota do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tendo como objetivo investigar a experiência utilizando a Gamificação como ferramenta durante os Estágios Supervisionados de regência de forma remota emergencial, este que surgiu com a pergunta: De que forma a Gamificação pode ser utilizada para uma melhora nos aspectos negativos encontrados nos ES de ECB em ERE? Diante dos resultados utilizando gamificação no ECB houve maior participação durante a aula, bem como aumento da interação, consequência do engajamento que a própria gamificação concede. Com isso, a gamificação no ECB trabalhada durante os ES durante o ERE provou ser benfeitora e útil para o processo de aprendizagem e ensino, trazendo aos estudantes uma modificação que renova o interesse pelo aprendizado e dinamiza o ambiente de sala. |
Abstract: | Due to the social isolation that started in March 2020, which made Emergency Remote Teaching (ERE) possible, the present work involves an experience report regarding the pedagogical intervention projects developed during the Supervised Internships III and IV (ES) in Science and Biology Teaching (ECB) in the remote modality of the Degree in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas (UFAL). With the objective of investigating the experience using Gamification as a tool during the Supervised Internships of conducting in an emergency remote way, this one that came up with the question: How can Gamification be used to improve the negative aspects found in ES of ECB in ERE? In view of the results using gamification in ECB, there was greater participation during the class, as well as increased interaction, a consequence of the engagement that gamification itself grants. With this, the gamification in ECB worked during the ES during the ERE proved to be beneficial and useful for the learning and teaching process, bringing students a change that renews their interest in learning and streamlines the classroom environment. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto emergencial Gamificação Ensino de biologia e ciências Supervised internship Emergency remote teaching Gamification Teaching biology and science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Maria Eduarda Omena dos. Uso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e biologia nos estágios supervisionados de ensino em modalidade de ensino remoto emergencial. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11316 |
Data do documento: | 16-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.