00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.creatorSantos, Maria Eduarda Omena dos-
dc.date.accessioned2023-05-25T16:29:24Z-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-25T16:29:24Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Omena dos. Uso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e biologia nos estágios supervisionados de ensino em modalidade de ensino remoto emergencial. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11316-
dc.description.abstractDue to the social isolation that started in March 2020, which made Emergency Remote Teaching (ERE) possible, the present work involves an experience report regarding the pedagogical intervention projects developed during the Supervised Internships III and IV (ES) in Science and Biology Teaching (ECB) in the remote modality of the Degree in Biological Sciences at the Federal University of Alagoas (UFAL). With the objective of investigating the experience using Gamification as a tool during the Supervised Internships of conducting in an emergency remote way, this one that came up with the question: How can Gamification be used to improve the negative aspects found in ES of ECB in ERE? In view of the results using gamification in ECB, there was greater participation during the class, as well as increased interaction, a consequence of the engagement that gamification itself grants. With this, the gamification in ECB worked during the ES during the ERE proved to be beneficial and useful for the learning and teaching process, bringing students a change that renews their interest in learning and streamlines the classroom environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologia e ciênciaspt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectTeaching biology and sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e biologia nos estágios supervisionados de ensino em modalidade de ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of gamification as an alternative for teaching science and biology in supervised teaching internships in emergency remote teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMediante ao isolamento social iniciado em março de 2020 que possibilitou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o presente trabalho envolve um relato de experiência referente aos projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos durante o Estágios Supervisionados III e IV (ES) em Ensino de Ciências e Biologia (ECB) na modalidade remota do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tendo como objetivo investigar a experiência utilizando a Gamificação como ferramenta durante os Estágios Supervisionados de regência de forma remota emergencial, este que surgiu com a pergunta: De que forma a Gamificação pode ser utilizada para uma melhora nos aspectos negativos encontrados nos ES de ECB em ERE? Diante dos resultados utilizando gamificação no ECB houve maior participação durante a aula, bem como aumento da interação, consequência do engajamento que a própria gamificação concede. Com isso, a gamificação no ECB trabalhada durante os ES durante o ERE provou ser benfeitora e útil para o processo de aprendizagem e ensino, trazendo aos estudantes uma modificação que renova o interesse pelo aprendizado e dinamiza o ambiente de sala.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da gamificação como alternativa de ensino de ciências e.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.