00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11313
Tipo: Dissertação
Título: Guerra molecular: proposta de jogo didático-pedagógico para o ensino de genética molecular abordando a oncogênese
Título(s) alternativo(s): Molecular war: proposal of a didactic-pedagogical game for teaching molecular genetics approaching oncogenesis
Autor(es): Souza, Renato dos Anjos
Primeiro Orientador: Rodarte, Renato Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Vital, Marcos Vinícius Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Tovar, Francisco Javier
Resumo: A genética apesar de sua presença no cotidiano da sociedade é demasiadamente incompreendida pela maioria dos estudantes e da população em geral, não conseguindo relacionar determinados conceitos estudados na escola a cerca dessa disciplina. Muitos estudantes demonstram dificuldades em compreender o significado de Gene, DNA e RNA assim como, correlacionar distúrbios no material genético ao aparecimento de tumores cancerígenos. Esse projeto buscou desenvolver um jogo de tabuleiro com a participação dos estudantes com cunho didático-pedagógico onde, de forma lúdica e utilizando estratégias de ensino investigativo e metodologia ativa com o uso de sala de aula invertida, buscou-se auxiliar os alunos na compreensão de conceitos intrínsecos a genética molecular e que estes puderam compreender e correlacionar a estrutura genética a oncogênese. A pesquisa foi realizada pelos estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Sebastião Tiago de Oliveira, Município de Jupi – PE. Inicialmente os alunos foram divididos em grupos e, em seguida, orientados a pesquisar sobre um tipo de câncer e descobrir os fatores genéticos envolvidos na doença escolhida. Após as pesquisas realizadas, cada grupo apresentou um seminário na sala de aula mostrando suas descobertas aos demais colegas. Depois de apresentados os seminários e elucidadas dúvidas e curiosidades dos alunos, foi apresentado aos grupos o desafio de colocar todas as informações consideradas pertinentes pelos mesmos num jogo de tabuleiro, tendo como referência o jogo WAR da fabricante Grow. Concluído o jogo convidamos um grupo de estudantes que não participou de seu desenvolvimento para jogar e dar sua opinião a cerca do produto desenvolvido. Dessa forma, pretendeu-se contribuir para um melhor entendimento de conceitos relacionados à genética molecular correlacionando-o a assuntos de interesse da sociedade como é o caso do câncer.
Abstract: Genetics, despite its presence in the daily life of society, is greatly misunderstood by most students and the general population, failing to relate certain concepts studied at school about this discipline. Many students demonstrate difficulties in understanding the meaning of gene, DNA and RNA as well as correlating disorders in the genetic material with the appearance of cancerous tumors. This project sought to develop a board game with the participation of students with a didactic-pedagogical nature, in a playful way and using investigative teaching strategies and active methodology with the use of an inverted classroom. We sought to help students understand concepts intrinsic to molecular genetics so that they could understand and correlate genetic structure with oncogenesis. The research was carried out by students of the second year of high school at Escola Sebastião Tiago de Oliveira, in the municipality of Jupi – PE. Students were divided into groups and instructed to research a type of cancer and discover the genetic factors involved in the chosen disease. Once the research was done, each group presented a seminar in the classroom showing their findings to the other colleagues. After the seminars, doubts and curiosities were clarified, and the groups were presented with the challenge of putting the information considered relevant in a board game, having as reference the game WAR from the manufacturer Grow. Completed game, we invited a group of students who did not participate in its development to play and give their opinion about the developed product. In this way, it was intended to contribute to a better understanding of concepts related to molecular genetics by correlating it to issues of interest to society, such as cancer.
Palavras-chave: DNA
Genes
Carcinogênese
Jogos de tabuleiro
Oncogenesis and Board Game
Gene
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SOUZA, Renato dos Anjos. Guerra molecular: proposta de jogo didático-pedagógico para o ensino de genética molecular abordando a oncogênese. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11313
Data do documento: 21-dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.