00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodarte, Renato Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696478573532280pt_BR
dc.contributor.referee1Vital, Marcos Vinícius Carneiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774938987860991pt_BR
dc.contributor.referee2Tovar, Francisco Javier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2366497420587582pt_BR
dc.creatorSouza, Renato dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524840156711642pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T14:44:18Z-
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-05-25T14:44:18Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Renato dos Anjos. Guerra molecular: proposta de jogo didático-pedagógico para o ensino de genética molecular abordando a oncogênese. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11313-
dc.description.abstractGenetics, despite its presence in the daily life of society, is greatly misunderstood by most students and the general population, failing to relate certain concepts studied at school about this discipline. Many students demonstrate difficulties in understanding the meaning of gene, DNA and RNA as well as correlating disorders in the genetic material with the appearance of cancerous tumors. This project sought to develop a board game with the participation of students with a didactic-pedagogical nature, in a playful way and using investigative teaching strategies and active methodology with the use of an inverted classroom. We sought to help students understand concepts intrinsic to molecular genetics so that they could understand and correlate genetic structure with oncogenesis. The research was carried out by students of the second year of high school at Escola Sebastião Tiago de Oliveira, in the municipality of Jupi – PE. Students were divided into groups and instructed to research a type of cancer and discover the genetic factors involved in the chosen disease. Once the research was done, each group presented a seminar in the classroom showing their findings to the other colleagues. After the seminars, doubts and curiosities were clarified, and the groups were presented with the challenge of putting the information considered relevant in a board game, having as reference the game WAR from the manufacturer Grow. Completed game, we invited a group of students who did not participate in its development to play and give their opinion about the developed product. In this way, it was intended to contribute to a better understanding of concepts related to molecular genetics by correlating it to issues of interest to society, such as cancer.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDNApt_BR
dc.subjectGenespt_BR
dc.subjectCarcinogênesept_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectOncogenesis and Board Gamept_BR
dc.subjectGenept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleGuerra molecular: proposta de jogo didático-pedagógico para o ensino de genética molecular abordando a oncogênesept_BR
dc.title.alternativeMolecular war: proposal of a didactic-pedagogical game for teaching molecular genetics approaching oncogenesispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA genética apesar de sua presença no cotidiano da sociedade é demasiadamente incompreendida pela maioria dos estudantes e da população em geral, não conseguindo relacionar determinados conceitos estudados na escola a cerca dessa disciplina. Muitos estudantes demonstram dificuldades em compreender o significado de Gene, DNA e RNA assim como, correlacionar distúrbios no material genético ao aparecimento de tumores cancerígenos. Esse projeto buscou desenvolver um jogo de tabuleiro com a participação dos estudantes com cunho didático-pedagógico onde, de forma lúdica e utilizando estratégias de ensino investigativo e metodologia ativa com o uso de sala de aula invertida, buscou-se auxiliar os alunos na compreensão de conceitos intrínsecos a genética molecular e que estes puderam compreender e correlacionar a estrutura genética a oncogênese. A pesquisa foi realizada pelos estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Sebastião Tiago de Oliveira, Município de Jupi – PE. Inicialmente os alunos foram divididos em grupos e, em seguida, orientados a pesquisar sobre um tipo de câncer e descobrir os fatores genéticos envolvidos na doença escolhida. Após as pesquisas realizadas, cada grupo apresentou um seminário na sala de aula mostrando suas descobertas aos demais colegas. Depois de apresentados os seminários e elucidadas dúvidas e curiosidades dos alunos, foi apresentado aos grupos o desafio de colocar todas as informações consideradas pertinentes pelos mesmos num jogo de tabuleiro, tendo como referência o jogo WAR da fabricante Grow. Concluído o jogo convidamos um grupo de estudantes que não participou de seu desenvolvimento para jogar e dar sua opinião a cerca do produto desenvolvido. Dessa forma, pretendeu-se contribuir para um melhor entendimento de conceitos relacionados à genética molecular correlacionando-o a assuntos de interesse da sociedade como é o caso do câncer.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.