00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142
Tipo: Dissertação
Título: Práticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz
Autor(es): Ramos, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves
Primeiro Orientador: Dias, Wandearley da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Passos, Frederico Salgueiro
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Luizdarcy de Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Sobral Júnior, Geraldo Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Alex Emanuel Barros
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais um desafio. Acerca do ensino de Física, é evidente a percepção negativa dos estudantes, que muitas vezes se sentem desmotivados pela falta de recursos tecnológicos fornecidos em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, se faz necessário uma mudança nesse processo de ensinar e aprender; para isso buscamos ferramentas computacionais que possam auxiliar no ensino de Física. Esta dissertação é uma proposta de utilização de Arduino no ensino da Reflexão da luz, a partir da construção de um aparato experimental controlado remotamente, com intuito de complementar o ensino de física e tornar mais frequente as práticas experimentais em sala de aula. Nela, existe uma proposta de produto educacional, bem como seu processo de construção, aplicação e dados obtidos, que comprovam um processo de aprendizagem potencialmente significativo. Para aplicação deste, segue questionários iniciais e finais e um guia prático, que visa auxiliar os professores que pretendem levá-lo para sua sala de aula. Devido ao fato de que vivemos em uma época em que as pessoas, em sua maioria, estão conectadas por meio da tecnologia e para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, em todo processo de aplicação, os alunos fizeram uso de seus celulares e de computadores.
Abstract: The teaching-learning process is becoming more and more a challenge. Regarding the teaching of Physics, the negative perception of students is evident, who often feel discouraged by the lack of technological resources provided in their pedagogical practices. To keep up with this growing technological change, it is necessary to change the teaching and learning process; for this we seek computational tools that can help in the teaching of Physics. This dissertation is a proposal for the use of Arduino in the teaching of Reflection of Light, based on the construction of a remotely controlled experimental apparatus, with the aim of complementing the teaching of Physics and making experimental practices more frequent in the classroom. In it, there is a proposal for an educational product, as well as its construction process, application and data obtained, which prove a potentially significant learning process. For its application, follow initial and final questionnaires and a practical guide, which aims to help teachers who intend to take it to their classroom. Due to the fact that we live in a time when most people are connected through technology and to keep up with this growing technological change, throughout the application process, students made use of their cell phones and computers.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Arduino (Controlador programável)
Reflexão da luz
Física - Ensino a distância
Óptica
Teaching physics
Arduino
Light reflection
Distance physics
Optics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: RAMOS, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves. Práticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142
Data do documento: 24-fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.