Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dias, Wandearley da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4655224339571082 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Passos, Frederico Salgueiro | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6590059682506348 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Luizdarcy de Matos | - |
dc.contributor.referee2 | Sobral Júnior, Geraldo Alves | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Alex Emanuel Barros | - |
dc.creator | Ramos, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8720122160953033 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T21:48:58Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28 | - |
dc.date.available | 2023-05-05T21:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves. Práticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142 | - |
dc.description.abstract | The teaching-learning process is becoming more and more a challenge. Regarding the teaching of Physics, the negative perception of students is evident, who often feel discouraged by the lack of technological resources provided in their pedagogical practices. To keep up with this growing technological change, it is necessary to change the teaching and learning process; for this we seek computational tools that can help in the teaching of Physics. This dissertation is a proposal for the use of Arduino in the teaching of Reflection of Light, based on the construction of a remotely controlled experimental apparatus, with the aim of complementing the teaching of Physics and making experimental practices more frequent in the classroom. In it, there is a proposal for an educational product, as well as its construction process, application and data obtained, which prove a potentially significant learning process. For its application, follow initial and final questionnaires and a practical guide, which aims to help teachers who intend to take it to their classroom. Due to the fact that we live in a time when most people are connected through technology and to keep up with this growing technological change, throughout the application process, students made use of their cell phones and computers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arduino (Controlador programável) | pt_BR |
dc.subject | Reflexão da luz | pt_BR |
dc.subject | Física - Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Óptica | pt_BR |
dc.subject | Teaching physics | pt_BR |
dc.subject | Arduino | pt_BR |
dc.subject | Light reflection | pt_BR |
dc.subject | Distance physics | pt_BR |
dc.subject | Optics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Práticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais um desafio. Acerca do ensino de Física, é evidente a percepção negativa dos estudantes, que muitas vezes se sentem desmotivados pela falta de recursos tecnológicos fornecidos em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, se faz necessário uma mudança nesse processo de ensinar e aprender; para isso buscamos ferramentas computacionais que possam auxiliar no ensino de Física. Esta dissertação é uma proposta de utilização de Arduino no ensino da Reflexão da luz, a partir da construção de um aparato experimental controlado remotamente, com intuito de complementar o ensino de física e tornar mais frequente as práticas experimentais em sala de aula. Nela, existe uma proposta de produto educacional, bem como seu processo de construção, aplicação e dados obtidos, que comprovam um processo de aprendizagem potencialmente significativo. Para aplicação deste, segue questionários iniciais e finais e um guia prático, que visa auxiliar os professores que pretendem levá-lo para sua sala de aula. Devido ao fato de que vivemos em uma época em que as pessoas, em sua maioria, estão conectadas por meio da tecnologia e para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, em todo processo de aplicação, os alunos fizeram uso de seus celulares e de computadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas experimentais de física a distância-desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz.pdf | 33.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.