00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Passos, Frederico Salgueiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590059682506348pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Luizdarcy de Matos-
dc.contributor.referee2Sobral Júnior, Geraldo Alves-
dc.contributor.referee3Costa, Alex Emanuel Barros-
dc.creatorRamos, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720122160953033pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T21:48:58Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-05T21:48:58Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationRAMOS, Stephanny Meiryssa dos Santos Alves. Práticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luz. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11142-
dc.description.abstractThe teaching-learning process is becoming more and more a challenge. Regarding the teaching of Physics, the negative perception of students is evident, who often feel discouraged by the lack of technological resources provided in their pedagogical practices. To keep up with this growing technological change, it is necessary to change the teaching and learning process; for this we seek computational tools that can help in the teaching of Physics. This dissertation is a proposal for the use of Arduino in the teaching of Reflection of Light, based on the construction of a remotely controlled experimental apparatus, with the aim of complementing the teaching of Physics and making experimental practices more frequent in the classroom. In it, there is a proposal for an educational product, as well as its construction process, application and data obtained, which prove a potentially significant learning process. For its application, follow initial and final questionnaires and a practical guide, which aims to help teachers who intend to take it to their classroom. Due to the fact that we live in a time when most people are connected through technology and to keep up with this growing technological change, throughout the application process, students made use of their cell phones and computers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectReflexão da luzpt_BR
dc.subjectFísica - Ensino a distânciapt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectLight reflectionpt_BR
dc.subjectDistance physicspt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titlePráticas experimentais de física a distância: desenvolvimento de uma aplicação com arduíno para a realização do experimento de reflexão da luzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais um desafio. Acerca do ensino de Física, é evidente a percepção negativa dos estudantes, que muitas vezes se sentem desmotivados pela falta de recursos tecnológicos fornecidos em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, se faz necessário uma mudança nesse processo de ensinar e aprender; para isso buscamos ferramentas computacionais que possam auxiliar no ensino de Física. Esta dissertação é uma proposta de utilização de Arduino no ensino da Reflexão da luz, a partir da construção de um aparato experimental controlado remotamente, com intuito de complementar o ensino de física e tornar mais frequente as práticas experimentais em sala de aula. Nela, existe uma proposta de produto educacional, bem como seu processo de construção, aplicação e dados obtidos, que comprovam um processo de aprendizagem potencialmente significativo. Para aplicação deste, segue questionários iniciais e finais e um guia prático, que visa auxiliar os professores que pretendem levá-lo para sua sala de aula. Devido ao fato de que vivemos em uma época em que as pessoas, em sua maioria, estão conectadas por meio da tecnologia e para acompanhar essa crescente mudança tecnológica, em todo processo de aplicação, os alunos fizeram uso de seus celulares e de computadores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.